Carregando...

Alerta!

logo Desfile de 7 de Setembro reúne cerca de 20 mil pessoas - Notícias - AN Notícias Desfile de 7 de Setembro reúne cerca de 20 mil pessoas - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
08/09/2013 12h34

Desfile de 7 de Setembro reúne cerca de 20 mil pessoasCerca de 20 mil pessoas assistiram ontem o desfile de 7 de Setembro, na Avenida Curitiba, em Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Cerca de 20 mil pessoas assistiram ontem o desfile de 7 de Setembro, na Avenida Curitiba, em Apucarana. O tempo ajudou e a participação de 67 instituições no evento atraiu um público recorde nas comemorações da Independência do Brasil na cidade.

O palanque, montado em frente a Caixa Econômica Federal, reuniu autoridades municipais, militares, religiosos e educacionais. O bispo diocesano de Apucarana, Dom Celso Marchiori, prestigiou o desfile ao lado do prefeito Beto Preto, dos comandantes do 30? Batalhão de Infantaria Mecanizado (30? BIMec), Márcio Luiz Tibério, do 10? Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira, do Corpo de Bombeiros, major Hemerson Saqueta, e da Guarda Municipal, Ataíde Pantaleão.

O exército mais uma vez abriu o desfile, seguido do 10? Batalhão de Policia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, com desfile das tropas e da frota. O desfile escolar ficou por conta de 32 escolas municipais e 16 estaduais da cidade, que destacaram com faixas e caracterizações os 70 anos da colonização de Apucarana. A passagem do Grito dos Excluídos pela avenida foi marcada por uma manifestação contra o aborto.

A igreja evangélica Nova Aliança, por sua vez, teve uma participação expressiva e trouxe um momento de religiosidade ao desfile, com cantos de louvor e uma benção a cidade de Apucarana. Ao passar em frente ao palanque o grupo protagonizou a soltura de balões vermelhos. Além do som das fanfarras, prevaleceu o ronco de motores na passagem do Clube de Motociclistas, do Fusca, do Opala e do Jeep. Com duração de 2h30, o desfile foi encerrado às 11 horas, com o grupo de cavaleiros de Apucarana.

“Apucarana viu aqui hoje o maior desfile cívico da sua história, tendo como temática os 70 anos da colonização da cidade, não podendo faltar uma homenagem aos imigrantes dos diversos países que construíram nossa cidade. O tempo ajudou para nossa comemoração da pátria, tornando-se em mais um presente dos 70 anos de Apucarana”, declarou o prefeito Beto Preto.

Já o comandante do 30 BIMec, Márcio Luiz Tibério, manifestou sua surpresa com o grande público presente. “A população realmente prestigiou o desfile. É importante esse civismo para enaltecer nosso patriotismo”, comentou.

O desfile de Apucarana foi realizado de uma forma tranquila, sem qualquer incidente. “Tudo correu dentro do previsto. Apucarana está de parabéns por ter realizado um evento tão simbólico neste 7 de setembro. O mérito desse sucesso é de quem desfilou e de quem veio assistir”, afirma o diretor-presidente da Fundação Cultural de Apucarana, Ednei Mansano, representando a equipe organizadora da programação da Semana da Pátria na cidade.    
Fonte: AN Notícias com PM Apucarana