Carregando...

Alerta!

logo Dia do Índio é comemorado na rede municipal de ensino em Apucarana - Notícias - AN Notícias Dia do Índio é comemorado na rede municipal de ensino em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

19/04/2016 04h30

Dia do Índio é comemorado na rede municipal de ensino em ApucaranaDepartamento de Alimentação Escolar da AME preparou também um cardápio diferenciado para a celebração da data

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Dia do Índio (19 de abril) foi instituído no calendário nacional em 1943, pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Como forma de homenagear esse povo, a rede municipal de ensino apucaranense desenvolveu hoje diversas iniciativas relativas à data.

A produção de colares e cocares, a pintura corporal, a construção de tendas e a aprendizagem de danças e músicas tipicamente indígenas foram algumas das atividades propostas aos alunos das 37 escolas e 23 centros de educação infantil (CMEIs) municipais.

“O nosso objetivo foi mostrar às crianças quem habitou originalmente nossas terras e levá-los a perceber que os costumes de diversos povos são igualmente importantes e devem ser valorizados,” explicou a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, professora Marli Fernandes.

O Departamento de Alimentação Escolar da AME ainda preparou para esta terça-feira um cardápio especial em comemoração à data. “Entre outros pratos, o peixe assado, o pirão de peixe, a mandioca, a canjica e o bolo de milho foram servidos nas unidades. São alimentos que atualmente estão incorporados aos nossos hábitos de consumo, mas que a maioria dos alunos não sabe que são provenientes da cultura indígena,” disse Marli.

Pesquisas científicas estimam que os primeiros indígenas chegaram à América em três ondas migratórias há cerca de 15 mil anos. Oriundos do continente asiático, eles teriam descoberto as novas terras ao atravessarem uma ponte de gelo formada no Estreito de Bering, na Sibéria, durante as eras glaciais do planeta Terra. E foram explorando o território, descendo desde o Canadá até a extremidade da América do Sul.

O Brasil chegou a ter uma população indígena de aproximadamente cinco milhões de pessoas antes de ser colonizado pelos europeus. Mas, a partir do século XVI, à medida que o estrangeiro ia adentrando e conquistando o território, os nativos iam saindo, morrendo e perdendo suas terras. Em 2010, o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que apenas 896 mil brasileiros se declaravam ou se consideravam indígenas. Destes, 517 mil ainda viviam em reservas demarcadas pelo governo federal, enquanto o restante encontrava-se distribuído entre as áreas urbana e rural.

As três principais etnias, que se encontravam espalhadas no Norte do Paraná antes da chegada do homem branco, eram os Xetá, os Kaingang e os Guarani.
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana