Carregando...

Alerta!

logo Diocese promove romaria em louvor a Nossa Senhora de Lourdes - Notícias - AN Notícias Diocese promove romaria em louvor a Nossa Senhora de Lourdes - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
10/02/2020 11h08

Diocese promove romaria em louvor a Nossa Senhora de LourdesAlém dos fiéis católicos de Apucarana, estão confirmadas caravanas oriundas das 64 paróquias que compõem a diocese

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Dentro da programação da Festa da Padroeira, a Diocese de Apucarana promove neste domingo (I09/02), a partir das 9 horas, no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), a 1ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes. Presidido pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira, o evento tem por objetivo promover a religiosidade popular em torno da figura da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da Diocese de Apucarana e do Município. “Também objetiva ser um sinal de unidade da igreja apucaranense, contando com a presença de todos os padres, diáconos, seminaristas, coordenadores de pastoral e movimentos, bem como representantes dos poderes públicos e militares”, assinala Dom Carlos.

Além dos fiéis católicos de Apucarana, estão confirmadas caravanas oriundas das 64 paróquias que compõem a diocese. “A romaria terá três partes. Às 9 horas, cerimonial de abertura e lançamento do censo diocesano. Às 10 horas, santa missa presidida por Dom Carlos e, às 11h30, procissão rumo à catedral onde haverá consagração da Nossa Senhora, bênção com aspersão com água benta e indulgências”, relata Mário Felipe Rodrigues, superintendente Municipal de Turismo da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). A previsão é de que a romaria termine as 12h30.

O ponto alto da programação festiva acontece na terça-feira (11/02), Dia de Nossa Senhora de Lourdes. “Sob coordenação do bispo Dom Carlos José de Oliveira, uma extensa programação preparatória vem sendo executada desde o início do mês na catedral com a realização de missas, novenas, bênção de velas e alimentos, entre outras atividades religiosas”, observa Mário Felipe.

Neste sábado (08/01), às 19h30, acontece missa solene da novena, bênção e distribuição de água presidida pelo padre Antonio Luiz de Oliveira, OSJ, com participação da comunidade da Paróquia Santuário São José. No domingo, a partir das 9 horas no Lagoão, romaria. Às 18 horas, na Catedral, missa. Às 19h30, missa solene da novena e bênção das chaves dos veículos presidida pelo padre Leandro Manoel, da Paróquia São Benedito.

Segunda-feira (10/02), às 19h30, missa solene da novela e bênção das chaves das casas presididas pelo padre Fedelsino Cariolano Cezar, com participação da comunidade da Paróquia São Francisco Xavier. “Com transmissão pela internet através do site www.catedralapucarana.com.br, terça-feira (11/02) feriado municipal, tem solenidade de Nossa Senhora de Lourdes e missas às 10 horas, consagração das crianças; às 15 horas, com unção dos enfermos e idosos; e às 19h30, missa solene e procissão luminosa”, conclui Mário Felipe Rodrigues, superintendente da Promatur.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana