Carregando...

Alerta!

logo E ATENÇÃO: Beto Preto (PT) não repassa verba para casa de Aidéticos e doentes passam necessidades - Notícias - AN Notícias E ATENÇÃO: Beto Preto (PT) não repassa verba para casa de Aidéticos e doentes passam necessidades - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
30/07/2014 12h01

E ATENÇÃO: Beto Preto (PT) não repassa verba para casa de Aidéticos e doentes passam necessidadesÁgua, Luz, Gás, Aluguel e Mercado estão atrasados devido ao corte de repasses da Prefeitura de Beto Preto

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Um fato grave e considerado desumano está ocorrendo em Apucarana pela administração do atual prefeito e médico Beto Preto do (PT). O projeto Renascer de Apucarana que abriga homens infectados com o vírus HIV na cidade está quase fechando as portas e clama por uma ajuda que antes estava sendo pago corretamente, e neste ano de 2014 o Prefeito de Apucarana suspendeu os pagamentos desde Janeiro.
 
O Projeto Renascer que é uma casa alugada na área central de Apucarana na Rua Professor João Candido Ferreira, e abriga pacientes infectados com o vírus da Aids e foram abandonados pelas suas famílias, são acolhidos de maneira gratuita por um projeto pioneiro na região do Vale do Ivaí desde 2001.
 
A casa que nos mandatos anteriores de Valter Pegorer (PMDB) e João Carlos de Oliveira (PMDB), eram mantidas com repasses do Governo Federal do Ministério da Saúde vive um dilema neste segundo ano do mandato de Beto Preto. Ninguém sabe ao certo os motivos que levaram a prefeitura de Apucarana a não repassar os R$ 4.900,00 reais para a ONG que cuida dos aidéticos que estavam perambulando nas Ruas de Apucarana e região.
 
O AN Notícias foi chamado para registrar o exato momento em que a Copel e a Sanepar foram religar a Luz e a água na residência, após membros da ONG pagar de seus próprios bolsos os talões em atrasos. A situação ficou mais crítica quando os remédios dos aidéticos que tem que ficar na geladeira, estavam a dois dias sem a refrigeração e estragaram, dando um prejuízo ainda maior para os pacientes e para a Saúde pública que é paga pelos nossos impostos.
 
O aluguel da residência está em atrasado; o gás utilizado por eles está há seis meses sem pagar; o supermercado está há três meses em atraso; e o pagamento da prefeitura deste ano não foi feito nenhum mês, ou seja, indo para oito vergonhosos meses de atrasos sem nenhuma satisfação dada por Beto Preto (PT) a direção da ONG.
 
O senhor Jacir Silva que é secretário da entidade resolveu apelar para a Imprensa para que o Prefeito de Apucarana cumpra com os repasses para que a Casa Projeto Renascer de Apucarana não feche as portas nos próximos dias. Caso o prefeito não faça os pagamentos, os pacientes acolhidos vão parar na Rua da amargura em Apucarana, e é aí que mora o grande perigo disto tudo. Teremos homens em estado terminal da Aids andando como mendigos nas Ruas de Apucarana e pedindo esmolas, dormindo nas Praças e colocando vidas em risco.
 
Além de estarem infectados, os pacientes sofrem com a discriminação e sem a ajuda do poder público, a situação se agravará cada vez mais. Ouça como foi à reportagem do AN Notícias que atendeu a solicitação da entidade e abriu espaço para os mesmos.
 
Se o prefeito Beto Preto (PT) de Apucarana que prometeu melhorar a Saúde quiser dar sua versão dos fatos e falar o porquê não pagou os repasses ao Projeto Renascer, o AN Notícias abre espaço gratuitamente ao alcaide. De treze anos, esta é a primeira vez que a Casa de Aidéticos está à mercê da Prefeitura de Apucarana, uma verdadeira vergonha para esta administração.
Fonte: AN Notícias