Carregando...

Alerta!

logo Economia Solidária capacita turma no Residencial Interlagos em Apucarana - Notícias - AN Notícias Economia Solidária capacita turma no Residencial Interlagos em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Outubro de 2019

SAIBA MAIS

Dia da Aviação Brasileira - Dia da Répública - Dia de Chulalongkorn - Dia de São Severino - Dia Mundial da Informação -
09/10/2019 05h34

Economia Solidária capacita turma no Residencial Interlagos em ApucaranaGrupo de 27 moradores vai promover semanalmente feira gastronômica noturna no bairro

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Pela primeira vez, o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), formou uma turma de residentes do mesmo bairro, com o objetivo específico de capacitá-los para um empreendimento conjunto. Os 27 moradores do Residencial Interlagos que receberam o certificado de conclusão nesta terça-feira (8/10) vão promover em breve o “Luau Interlagos”, feira gastronômica noturna às sextas-feiras.

Outra novidade dos concluintes é o fato de que todos também receberam capacitação em segurança e higiene alimentar, curso de seis horas a cargo do técnico em vigilância sanitária Mário Augusto Vieira dos Santos. “Como eles vão trabalhar com comida, as práticas de higiene ensinadas no curso evitam possíveis contaminações. Com isso, o consumidor pode ter mais segurança quanto ao que está ingerindo”, afirmou Mário.

A superintendente da Semaf Bete Berton explicou a semana de cursos dos moradores. “A capacitação em economia solidária foi dada de segunda à sexta, entre 16 e 20 de setembro, num total de 20 horas. Depois, nos dias 1 e 2 de outubro, a turma teve o curso com o técnico da vigilância sanitária. Foram sete dias e 26 horas de capacitação, no total. ” Bete acrescentou que o grupo foi escolhido pela professora da UTFPR Márcia Alves para ser “hospedado” no hotel tecnológico – uma espécie de incubadora de empresas com a finalidade de apoiar o crescimento dos empreendimentos, no ano que vem.

Virtual Segundo o secretário da Associação dos Moradores de Interlagos Adan Lenharo, a ideia do empreendimento conjunto surgiu do grupo de whatsapp dos residentes do bairro. “Resolvemos transpor o que era apenas virtual para o real, por meio desta feira, que terá cerca de 30 barracas reunindo gastronomia, diversão e artesanato.” De acordo com ele, a primeira etapa do projeto está cumprida. “Agora falta definir e preparar o local”, disse.

Na cerimônia de entrega dos certificados, o técnico Mário salientou o comprometimento da Prefeitura de Apucarana. “Sou funcionário público há 20 anos e nesse tempo é a primeira vez que vejo uma administração que quer fazer a coisa certa e estimular o crescimento da cidade.” Ele trabalhou de modo voluntário, fora do horário de trabalho, a exemplo do que fazem muitos profissionais que se envolvem com a economia solidária. “Ele também é solidário”, destacou Bete.

A superintendente da Semaf lembrou aos formandos que aqueles que tivessem uma microempresa poderiam obter crédito do governo do Estado. “É muito recente, talvez vocês ainda não saibam, mas foi inaugurado o Banco da Mulher Paranaense, que oferece dinheiro a juros muito mais baixos do que aqueles praticados no mercado.”

Serviço Os empreendimentos econômico-solidários abrangem atualmente as áreas de gastronomia, confecção, design gráfico, plantas ornamentais e medicinais, meliponicultura, bordados à mão e à máquina, artesanato com fibras naturais, manualidades (tricô, crochê, costura doméstica, pintura em tecido, em tela e em madeira), desenho artístico manual, marcenaria, produção de hortifrutis orgânicos. Os princípios norteadores da economia solidária são autogestão, cooperação, solidariedade, sustentabilidade e viabilidade econômica.

Os interessados em participar da próxima capacitação devem preencher ficha no Espaço Mulher, situado à Rua Oswaldo Cruz, 432.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens