Carregando...

Alerta!

logo “Economia Solidária” realiza feira livre em Apucarana - Notícias - AN Notícias “Economia Solidária” realiza feira livre em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
07/08/2018 12h52

“Economia Solidária” realiza feira livre em ApucaranaImplantado há quatro anos, o programa municipal já capacitou cerca 700 pessoas na perspectiva da economia solidária

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Empreendimentos solidários fomentados a partir de assessoria da equipe da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana participaram, neste último sábado (04/08), de uma feira livre realizada na Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo). “Além da variedade de itens do Ponto Gourmet, que funciona de forma fixa na praça, os clientes puderam adquirir hortifrutis orgânicos, flores e plantas de diversas espécies, artesanatos, roupas pet, guardanapos para cozinha, quadros retrô, entre outros produtos oriundos do Programa Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino”, assinalou Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher. Ela destaca os resultados obtidos com o evento. “Feiras como estas contribuem para uma maior visualização e fomento da comercialização dos produtos da rede, além de despertar a sociedade para a importância da economia solidária”, disse Denise.

A coordenadora municipal do programa, Bete Berton, explica que a “economia solidária é um modo diferente de organizar o trabalho”. “É um estilo de vida pelo qual vale a pena lutar já que valoriza a prática da solidariedade, a sustentabilidade, o preço justo, o consumo consciente e a cidadania”, depõe. De acordo com ela, a iniciativa em Apucarana tem gerado trabalho e renda para centenas de mulheres e suas famílias. “Estamos falando em autonomia financeira real, incentivo à produção artesanal, melhoria de vida das famílias e desenvolvimento local”, enumera Bete Berton.

A feira teve ainda animação de sanfoneiros, violeiros e cantores locais. “Nosso muito obrigado a todos os empreendimentos que participaram e os consumidores que prestigiaram. Foi mais um evento corado de sucesso”, finalizou a secretária Denise Canesin.

O programa – Implantado há quatro anos, o programa municipal já capacitou cerca 700 pessoas na perspectiva da economia solidária. Em 2015, a iniciativa foi transformada em lei municipal (Lei161/2015) para garantir a continuidade da iniciativa. Os empreendimentos solidários envolvem a produção de pães, roscas e bolachas, artesanato, produtos de higiene e limpeza, bombons, bonecas, confecção, tricô e crochê, bolsas, chinelos, orquídeas, entre outros. Entre os destaques estão a produção de peças com fibra de bananeira e o empreendimento de gastronomia. Interessadas em participar do programa devem procurar o “Espaço Mulher”, localizado na Rua Dr. Oswaldo Cruz, 432 – centro. Mais informações pelo telefone 3122-0457.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana