Carregando...

Alerta!

logo Entrega de medalhas marca os 164 anos da Polícia Militar  - Notícias - AN Notícias Entrega de medalhas marca os 164 anos da Polícia Militar - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
10/08/2018 06h16

Entrega de medalhas marca os 164 anos da Polícia Militar Policiais militares foram homenageados pelos bons serviços prestados à corporação

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Uma simulação de imobilização de indivíduo suspeito com o auxílio de um cão e a entrega de medalhas a membros da corporação marcaram a solenidade alusiva aos 164 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR). A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (10/08) na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Apucarana, e contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854 e as homenagens alusivas à data estavam programadas para acontecer nas demais unidades da corporação no Estado. Em Apucarana, a cerimônia foi presidida pelo major Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º BPM.

Também estiveram presentes o major Roberto Coelho, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, e Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal. O vereador Francisley de Godoi (Poim) representou no ato o Legislativo e também o prefeito de Apucarana, Beto Preto. A cerimônia foi ainda prestigiada por alunos da Escola Municipal Monteiro de Cambira e da Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro de Apucarana.

Ao todo, 23 policiais militares foram condecorados com medalhas de ouro (30 anos de serviço ativo), de prata (20 anos de serviço) e de bronze (10 anos). Também foram homenageados dois bombeiros militares com a medalha de menção honrosa, que reconhece os praças pelos seus méritos pessoais.

O canil do 10º BPM possui seis cães, que são treinados para atuar em ações como faro de armas e entorpecentes, abordagens, busca de pessoas desaparecidas, distúrbios civis e em estabelecimentos prisionais.  Em uma breve simulação, um cão policial foi utilizado como meio não letal para alcançar e imobilizar um indivíduo suspeito.

A cerimônia contou ainda com leitura da ordem do dia alusiva aos 164 anos da Polícia Militar, redigida pela coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, comandante-geral da PMPR, e com o Hino Oficial da Polícia Militar do Paraná, executado pela Banda Municipal Maestro João Florindo. Finalizando a cerimônia, a tropa desfilou em continência às autoridades.

HISTÓRICO –  A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana