Carregando...

Alerta!

logo Escola da Gestante oferta colocação do DIU em Apucarana - Notícias - AN Notícias Escola da Gestante oferta colocação do DIU em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
22/11/2018 06h29

Escola da Gestante oferta colocação do DIU em ApucaranaMétodo prevenção da gravidez é colocado à disposição das mulheres nas consultas do pós-parto

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O segundo semestre deste ano está sendo marcado pela implementação de atendimentos complementares na Escola da Gestante de Apucarana. Iniciado há cerca de um mês, o último deles é a oferta serviço de inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino) de cobre, um método contraceptível, para mulheres que continuam sendo atendidas no local, no período pós-parto.

Nas consultas pós-parto, o método prevenção da gravidez é oferecido às mulheres e as que manifestam interesse são agendadas para uma primeira consulta para avaliação e esclarecimentos sobre o uso do DIU. O procedimento é realizado numa segunda visita ao médico, que acontece quinzenalmente, sempre às sextas-feiras.

“A aceitação está sendo boa. Somente na última sexta-feira 5 mulheres colocaram o DIU. A agenda abre 7 atendimentos para cada sexta-feira”, informa o médico responsável pelo procedimento na Escola da Gestante, Sérgio Luiz Rigon Filho.

A eficácia do DIU é de 99,3%. É o mais eficaz contraceptivo reversível no mercado e com durabilidade de até 10 anos. O DIU é uma pequena peça de plástico recoberta com cobre que é colocado dentro do útero, a qual dificulta à chegada dos espermatozóides às trompas, onde ocorre a fecundação (união do óvulo e espermatozóide).

Exame preventivo

A Escola da Gestante de Apucarana ainda passou a oferecer, em julho, outro importante exame para saúde da mãe e do bebê. Trata-se de exame preventivo do câncer do colo do útero que está sendo agendado sempre as quartas-feiras para aquelas mulheres que não estão com o exame em dia e encontram dificuldade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o procedimento.

Direcionados as gestantes a partir da 13ª semana de gravidez, os exames preventivos estão sendo realizados pelas profissionais da Residência em Enfermagem Obstétrica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e enfermeiras da Escola da Gestante.