Carregando...

Alerta!

logo Exército Brasileiro comemora o Dia da Vitória em Apucarana - Notícias - AN Notícias Exército Brasileiro comemora o Dia da Vitória em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 15 de Dezembro de 2017

SAIBA MAIS

Dia do Esperanto - Dia de São Mesmim - Dia do Jardineiro - Dia do Amigo Secreto e Dia do Jornaleiro -
09/05/2017 11h18

Exército Brasileiro comemora o Dia da Vitória em ApucaranaO evento foi realizado no Centro Cívico José de Oliveira Rosa e contou com a presença de autoridades municipais e ex-combatentes

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Em comemoração ao Dia da Vitória, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) “Sentinela do Norte do Paraná” realizou na manhã de hoje (segunda-feira 08/05), em frente do Monumento ao Expedicionário, no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, solenidade alusiva aos 72 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira em defesa dos ideais de liberdade e democracia.

Presidida pelo tenente-coronel José Luis Barbosa Deina, comandante do 30º BIMec, a solenidade contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, do presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Bertoli, do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac) e vereadores que compõem o legislativo apucaranense. Também participaram do ato soldados do 30º BIMec, colaboradores eméritos do Exército, autoridades eclesiásticas, do Judiciário,  alunos da rede municipal de ensino e a Banda Municipal Maestro João Florindo da Silva.

Durante o evento foram homenageados os ex-combatentes da FEB Antônio Ferreira Dantas e João Estevão Bérgamo, que hoje estão com 96 anos, moram em cidades da região e vieram para Apucarana especialmente para participar da cerimônia. “O mundo reverencia os 72 anos referentes ao Dia da Vitória, o fim da 2ª guerra. Esse evento marcou de forma única a história da humanidade. O Brasil participou com mais de 25 mil militares que deixaram seus familiares e seu lar para enfrentar uma guerra. A guerra não é um negócio pessoal, a guerra é sim um meio em que a diplomacia encerra toda sua tentativa de forma amigável e parte para um campo de batalha”, destacou o Coronel Deina. “Hoje prestamos uma justa homenagem aqueles que bem cumpriram sua missão naquele evento e fazemos isso hoje homenageando os ex-combatentes Dantas e Bérgamo”, frisou.

Deina também elogiou a atitude do prefeito Beto Preto em trazer alunos para participar da solenidade. “Destaco a iniciativa do prefeito em trazer os escolares para participar dessa homenagem que prestamos a todos que estiveram no campo de batalha, colocando o nome do Brasil em evidencia. Esses alunos terão condições de perpetuar o ato que fazemos aqui no Dia da Vitória”, completou.

O prefeito de Apucarana lembra que atualmente o mundo vive momentos de tensão, sendo que muitos países registram o crescimento de posições extremistas. “Estamos de novo passando por momentos de exasperação e de radicalização. Tivemos, por exemplo, a eleição na França, que teve discussões a respeito da extrema direita e de posições mais ao centro”, contextualizou.

Beto Preto destaca a presença de estudantes da rede municipal de ensino no evento, como forma de aproximá-los deste fato histórico. “Fiz questão da presença dos estudantes, para que eles pudessem ver aqui dois homens de bravura, que lutaram na Itália e viram amigos tombarem ao seu lado. Os ex-combatentes vieram nesta cerimônia para serem abraçados no Dia da Vitória, lembrando toda a dificuldade que passaram”, frisou Beto Preto.

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Mauro Bertoli, destacou a importância da comemoração. “O Dia da Vitória nos remete a um passado onde há 72 anos encerra-se a guerra. Hoje podemos recordar e tirar um grande aprendizado: os conflitos e a falta de diálogo não nos levam a nenhum lugar. Temos que nos respeitar e tentar dialogar para termos um mundo melhor pra nós, para os nossos filhos e netos”.

Durante a solenidade, acompanhados pelo prefeito de Apucarana e pelo comandante do 30º BIMec, os ex-pracinhas colocaram uma corbélia de flores no Monumento ao Expedicionário em homenagem aos heróis da 2ª Guerra Mundial. O dia 8 de maio de 1945 ficou conhecido como o Dia da Vitória por ter sido a data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com o efetivo de aproximadamente de 25000 homens da FEB, que atuaram nos campos da Itália em batalhas como Camaiore, Monte Castelo, Castelnuovo, Montese, e Fornovo, entre outras.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana

Galeria de Imagens