Carregando...

Alerta!

logo Falsa notícia prejudica equipes de combate à dengue em Apucarana  - Notícias - AN Notícias Falsa notícia prejudica equipes de combate à dengue em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

25/04/2015 09h25

Falsa notícia prejudica equipes de combate à dengue em Apucarana Alguns moradores estão receosos em receber os agentes em suas residências

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A disseminação de uma falsa informação pelas redes sociais vem causando transtornos às equipes de combate à dengue em todo o Brasil. Disseminada principalmente por meio do aplicativo de mensagem instantânea “Whatsap”, a informação inverídica é padrão em todo o país e sofre edição dos remetentes quanto ao nome da cidade, relatando um falso assalto que teria ocorrido no município envolvendo indivíduos utilizando coletes da equipe de combate à dengue. “Tranquilizamos a população de Apucarana. Esta notícia é falsa, sendo fato conclusivo a inexistência de boletim de ocorrência referente a tal crime na cidade”, argumenta Aguinaldo Aparecido Ribeiro, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.

A situação, segundo Ribeiro, vem dificultando o combate da doença. “Alguns moradores estão receosos em receber os agentes em suas residências, por isto é importante que todos que tiverem ciência desta notícia esclareça de que ela é falsa”, orienta.

Ele lamenta que pessoas inventem uma mentira como esta em um setor tão importante, que é a Saúde Pública. Se identificadas, as pessoas que estão transmitindo a notícia inverídica podem ser enquadradas na “comunicação falsa de crime”, previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. “Em Apucarana, este fato é ainda mais preocupante ao levarmos em conta que estamos passando um período onde o combate ao mosquito Aedes Aegypty é ainda mais intenso, pois várias cidades vizinhas estão em estado epidêmico”, esclarece.

O secretário de Saúde, Roberto Kaneta, lembra que caso haja alguma dúvida quanto à identidade do agente de saúde, a pessoa pode ligar para a Autarquia Municipal de Saúde (AMS). “Nossos agentes de controle às endemias utilizam coletes e crachás de identificação, trabalham individualmente e esporadicamente em duplas. São servidores treinados e capacitados para o combate de doenças”, informa. O telefone para informações é o 3162-3060.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana