Carregando...

Alerta!

logo Fiocruz abre novo curso no Polo da UAB  em Apucarana - Notícias - AN Notícias Fiocruz abre novo curso no Polo da UAB em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
09/04/2018 10h29

Fiocruz abre novo curso no Polo da UAB em ApucaranaLicenciatura em Tecnologias Educacionais está sendo ofertada em apenas duas cidades no Sul do país

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Apucarana, deu início nesta sexta-feira (6) ao curso de “Tecnologias Educacionais Para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola”, ofertado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso de especialização terá duração de um ano, com aulas on line e três períodos presenciais em Apucarana, nos meses de abril, julho e novembro.

Foram selecionados quarenta dos mais de duzentos candidatos inscritos no Polo da UAB de Apucarana. Os alunos são docentes, sendo a maioria deles ligados à área de saúde pública, oriundos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina e Paraná.

A aula de abertura do curso foi ministrada pelas tutoras Carla Cazelli e Cinthya Conceição Schmidt Campanati, da Fiocruz. A solenidade de abertura teve a presença do vice-prefeito, Sebastião ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”, representando o prefeito Beto Preto. Também participou a coordenadora geral do Polo da UAB, Sueli Gomes Reis Gonçalves.

Junior deu as boas vindas aos alunos de vários estados brasileiros e falou sobre a cidade de Apucarana, sua gente e seus atrativos. “Temos muita satisfação em recebê-los em Apucarana para a pós-graduação ofertada por uma das mais renomadas instituições de educação e saúde da América Latina, que é a Fiocruz”, comentou o vice-prefeito.

Ele destacou ainda toda a logística de trabalho do Polo da UAB em Apucarana, com amplo espaço físico, todos equipamentos necessários e um laboratório de informática com 100 computadores com acesso à Internet.

“A Fiocruz, ao longo de seus 114 anos de atuação, tem por objetivo promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, além de ser um agente da cidadania”, comentou Junior da Femac, enaltecendo os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde, e que é considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

Polo UAB atende mil alunos

A coordenadora do pólo, Sueli Gomes Reis Gonçalves disse que, atualmente Apucarana tem cerca de mil alunos matriculados em vinte e seis cursos de graduação, pós-graduação e licenciatura. “O pólo da UAB Apucarana tomou grande impulso a partir de 2014, pelas mãos do prefeito Beto Preto e da secretária de educação, Marli Fernandes”, avaliou Sueli Reis.

Segundo ela, este é o terceiro curso oferecido pela Fiocruz em Apucarana que, ao lado de Novo Hamburgo-RS, são únicas cidades do sul do Brasil a dispor da Licenciatura em Tecnologias Educacionais. “Trata-se de um conteúdo imprescindível para o currículo e a carreira de docentes, que neste caso é ainda mais valorizado, por ser aplicado pela Fundação Oswaldo Cruz”, comentou a coordenadora.

Sueli Reis diz que a estrutura física e técnica do Polo da Universidade Aberta do Brasil tem condições para dobrar a oferta de vagas para alunos de todo o país nos próximos anos. “Temos como instituições parceiras a UEL, Unicentro, UEPG, Fiocruz, IFPR, UFPR, UFISC-SC e a UTFPR. “Ainda neste ano devemos fechar novas parcerias com a UEM, UENP e Unioeste”, anunciou a coordenadora.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana