Carregando...

Alerta!

logo Formatura do Proerd envolve 1,3 mil alunos da rede municipal  - Notícias - AN Notícias Formatura do Proerd envolve 1,3 mil alunos da rede municipal - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Junho de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Atleta Olímpico - Dia do Migrante - Dia Nacional do Desporto - Dia do Lavrador e Dia de Corpus Christi -
08/12/2017 07h35

Formatura do Proerd envolve 1,3 mil alunos da rede municipal Programa desenvolvido em parceria pela Polícia Militar e a Prefeitura de Apucarana leva prevenção ao uso de drogas

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Autarquia Municipal de Educação e a Polícia Militar realizaram, na noite de ontem (7), no ginásio de esportes Lagoão, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Esse ano, 1.330 alunos de 35 escolas municipais apucaranenses concluíram o curso e juraram, perante os pais, os professores e os amigos a permanecerem longe da criminalidade.

A formatura contou com a presença do vice-prefeito Júnior da Femac, que representou o prefeito Beto Preto; da secretária municipal de Educação, Marli Fernandes; do comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato; do comandante do Batalhão de Polícia Escolar Comunitária, Tenente-Coronel Ronaldo de Abreu; do comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Escolar Comunitária, Capitão Josmar Francisco Moreira; do comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Major Roberto Geraldo Coelho; entre outras autoridades civis e militares.

O Proerd é composto de 12 lições, que são ministradas semanalmente, por policiais militares, aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os instrutores do curso, nessa edição, foram o Cabo Valdemir Firmino Rafael e o Cabo Elias do Nascimento. Os principais assuntos abordados nas aulas são os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, as pressões que as crianças vão encontrar ao longo da vida para ingressarem no mundo da criminalidade e as formas de resisti-las.

“Essa é uma das maiores formaturas do Proerd em todo o Paraná. O prefeito Beto Preto incentiva a parceria entre a Polícia Militar e a Autarquia de Educação por entender que o programa traz valores importantes para dentro das escolas. A presença massiva dos pais, mães e avós das crianças na cerimônia de hoje mostra que as famílias também acreditam no curso,” afirmou o vice-prefeito.

A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, acrescentou que o currículo escolar prevê que os alunos aprendam noções de segurança, justiça e cidadania. “Quando instituições parceiras, como a Polícia Militar, nos oferecem projetos e programas que vão ao encontro desses temas transversais, nós fazemos questão de aproveitá-los,” disse.

Cada formando compôs uma redação com o tema Caindo na Real, para demonstrar um pouco daquilo que aprendeu. Algumas foram lidas durante a cerimônia. “Eu aprendi que a nossa vida é feita de escolhas. Porém, para escolher bem, eu preciso saber o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é ruim. No Proerd, eu aprendi muitas coisas, como os males causados pelo cigarro, a bebida alcoólica e a droga. Com o modelo de tomada de decisão do Proerd, eu poderei fazer escolhas sábias,” escreveu Milena Rafaela Rodrigues Ferreira, da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro.

Para o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato, quando o assunto é segurança, a prevenção é o único caminho para o futuro. “Desde que foi adotado no ano 2000, o Proerd já formou quase um milhão e seiscentas mil crianças no nosso estado, vinte mil só em Apucarana. Nós estamos fazendo segurança pública com educação e valores familiares. Eu agradeço o apoio do executivo municipal, da câmara de vereadores e, principalmente, dessa rede educacional que se destaca no Paraná e no Brasil,” congratulou.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens