Carregando...

Alerta!

logo GM recebe novas armas não letais em Apucarana - Notícias - AN Notícias GM recebe novas armas não letais em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 16 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Dieta - Dia Nacional da Voz -
24/04/2015 02h14

GM recebe novas armas não letais em ApucaranaEquipamentos de fabricação nacional serão usados no dia a dia da corporação

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Guarda Municipal de Apucarana recebeu hoje (23) um lote de quatorze conjuntos de armas não letais, da marca Spark, produzidas no Brasil. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Consórcio Intermunicipal de Segurança da Região Metropolitana de Londrina (Cismel), ao custo de R$ 40,6 mil.

Segundo o comandante da GM, Edinei Francisco da Silva, os Sparks já foram testados e serão imediatamente colocados à disposição das equipes, que passaram a portar o equipamento em suas escalas rotineiras de trabalho. “Trata-se de um armamento não letal bastante eficiente em situações aonde é preciso neutralizar ou conter um agressor”, avalia o comandante.

Segundo ele, dos dez conjuntos Taser, recebidos em 2009, de fabricação americana, quatro ainda estão em uso. “Os demais apresentaram avarias e não temos acesso a manutenção”, informou.

O prefeito Beto Preto anunciou que, nas próximas semanas, a GM de Apucarana vai receber também novos sistemas de comunicação, incluindo rádios móveis, fixos e HTs. “Estamos empenhados em dotar a Guarda Municipal de todos equipamentos necessários para o bom desempenho de suas atividades”, afirmou.

Em evento realizado na manhã de ontem na sede da Guarda Municipal, Marcos Antônio Fechio, instrutor de Taser e Spark, fez demonstrações de como o equipamento pode ser utilizado em diversas situações de conflito. “A principal função do Spark é provocar a incapacitação neuro-muscular por cinco segundos, tempo necessário para neutralizar e algemar a pessoa alvo”, explicou Fechio, acrescentando que a pistola tem 50 mil volts, mas a descarga é de baixa amperagem e não deixa sequelas.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana