Carregando...

Alerta!

logo Grupos de atividade física nas UBSs previnem doenças - Notícias - AN Notícias Grupos de atividade física nas UBSs previnem doenças - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Maio de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Comissário de Menores - Aniversário de Palmas e Dia do Otimismo -
12/03/2018 10h46

Grupos de atividade física nas UBSs previnem doençasExercícios regulares combatem o sedentarismo e são abertos a todas as comunidades de Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Sedentarismo (10 de março), a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) divulga a oportunidade para a prática de atividade física, oferecida gratuitamente na rede pública municipal de saúde. Atualmente cerca de quatrocentas pessoas participam dos grupos de atividade física presentes em 18 das 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Segundo a Organização Mundial da Saúde 70% das pessoas do mundo são sedentárias. O esforço das autoridades da saúde para reduzir esse percentual ganha força com estatísticas que apontam a falta de atividade física como responsável por 54% do risco de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer, entre outras complicações da saúde.

As aulas gratuitas de exercícios físicos são realizadas de duas a três vezes por semana, em espaços na própria unidade de saúde ou locais como centros comunitários, academias ao ar livre, praças, espaços públicos, entre outros.

Com cerca de 80% dos frequentadores acima dos 60 anos, as aulas de atividade física das UBSs são ministradas por profissionais de educação física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, da AMS.

 

GINÁSTICA – Os planos de aula dos professores incluem ginásticas localizadas, alongamentos, danças e caminhadas. As atividades físicas começaram a ser oferecidas de forma integrada ao serviço de saúde em 2013, mas a iniciativa ganhou mais força em março de 2016, com a chegada dos profissionais residentes de Educação Física, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde.

“Os grupos de atividade física em nossas UBSs estão abertos a toda comunidade. Nossa expectativa é de que cada vez mais as pessoas se conscientizem sobre os benefícios da prática regular de exercícios em relação à  qualidade de vida, e em especial na prevenção de doenças”, afirma o médico e prefeito Beto Preto.

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, lembra que a atividade física nas UBSs está, comprovadamente, proporcionando uma melhora nos indicadores de saúde, principalmente daqueles pacientes diabéticos, hipertensos, cardiopatas e gestantes, além do fator socialização.

PERFIL

Dubas: comecei e não paro mais

Um dos integrantes do grupo de 30 pessoas que fazem parte do grupo de atividade física da UBS Eros Pacheco, no Núcleo Habitacional Afonso Camargo, Luiz Gabriel Dubas, 66 anos, aposentado, avalia os benefícios que a atividade trouxe para sua vida. “Estou no grupo há cerca de um ano e não vou mais parar. As dores na coluna sumiram e me sinto com muita disposição. Houve uma grande melhora na minha vida e ainda estou preservando minha saúde”, afirma Luiz Dubas.

Falta de atividade física é responsável por:

54% do risco de mortes por enfarte 50% por derrame cerebral 37% por câncer

70% das pessoas são sedentárias diz OMS

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens