Carregando...

Alerta!

logo Hidrojato agiliza limpeza de bueiros e galerias em Apucarana  - Notícias - AN Notícias Hidrojato agiliza limpeza de bueiros e galerias em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
05/06/2020 09h37

Hidrojato agiliza limpeza de bueiros e galerias em Apucarana O prefeito Júnior da Femac, que nesta semana vistoriou a frente de trabalho, explica que o serviço terceirizado vem priorizando os pontos de maior urgência

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A tecnologia tem sido uma importante aliada da Prefeitura de Apucarana nos trabalhos de desobstrução de bueiros e galerias pluviais. Desde fevereiro deste ano, uma empresa terceirizada, sob supervisão das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, tem promovido avanços no setor que, entre outras vantagens, contribui para a conservação do pavimento asfáltico.

O prefeito Júnior da Femac, que nesta semana vistoriou a frente de trabalho, explica que o serviço terceirizado vem priorizando os pontos de maior urgência. “O maquinário realiza desobstrução mediante o uso de um potente hidrojato e sucção do material depositado nas galerias e bueiros, promovendo em alguns minutos ou horas, um trabalho que demoraria até mais que um dia para ser finalizado no modo manual”, compara o prefeito.

Júnior lembra que a zeladoria da cidade é uma das prioridades da gestão Beto Preto. “Algo fundamental, que além de promover a solução de diversos problemas, tem como intuito a prevenção de danos. No caso das galerias e bueiros entupidos, eles deixam de cumprir com sua função, que é absorver a maior parte da água da chuva, gerando enxurradas que danificam o asfalto, invadem as calçada e até imóveis”, pontua Júnior da Femac.

A empresa terceirizada contratada via licitação é a SWL Tecnologia em Limpeza e Saneamento Ltda. O valor do contrato é de R$ 129.999,00. “Vários são os pontos que já foram limpos, entre eles pontos específicos nas ruas Rua Fábio Henrique da Silva, no Jardim Catuaí III, Rua Rafael Sorpile, no Jardim Marissol, Rua João Adolfato, no Jardim Colonial II, Rua Prof. João Cândido Ferreira, Rua Cuba, no Núcleo Marcos Freire, Travessa Palmeiras, Vila São Carlos, Rua José Fazano Neto, no loteamento Central, Rua José Ciapina, no Jardim Ponta Grossa, Rua Guapuruvu, no Parque Bela Vista, Rua Nagib Daher esquina com a Rua Rio Branco, entre outros pontos”, enumera Ariomar Marques Dias Júnior, assessor da Superintendência de Serviços Públicos e responsável por coordenar os trabalhos.

Segundo complementa Helligtonn Gomes Martins (Tom), superintendente da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo solicitação do prefeito Júnior da Femac, a empresa também monitora a região da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Rua Desembargador Clotário Portugal. “Periodicamente é realizada excursão de limpeza das bocas de lobo”, assinala Tom. Segundo ele, visando evitar engarrafamento de veículos, em áreas centrais as ações com hidrojato acontecem em horários de menor trânsito. A prefeitura estima que Apucarana possua pelo menos 9 mil bocas de lobo.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana