Carregando...

Alerta!

logo IAP concede licença prévia para novo cemitério em Apucarana - Notícias - AN Notícias IAP concede licença prévia para novo cemitério em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

09/10/2018 12h37

IAP concede licença prévia para novo cemitério em ApucaranaNos próximos dias o Município irá protocolar os documentos visando a obtenção da Licença de Instalação (LI)

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O Município de Apucarana conseguiu a primeira das três licenças necessárias para a implantação do novo cemitério. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) concedeu a Licença Prévia (LP), atestando que o terreno localizado na Gleba Barra Nova atende as questões ambientais para este tipo de atividade.

“A Licença Prévia significa que o IAP autoriza a área, considerando-a apta a receber o cemitério, após analisar questões técnicas, de sondagem do solo e adequação do projeto”, pontua Marcos Bueno, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa).

Nos próximos dias o Município irá protocolar os documentos visando a obtenção da Licença de Instalação (LI). “A assessoria de engenharia contratada pelo Município já está juntando os documentos necessários, entre os quais está o requerimento de licenciamento, plano de controle ambiental, comprovantes de recolhimento de taxas e o projeto arquitetônico que foi finalizado”, informa Bueno.

De acordo com o diretor da Aserfa, esta fase deve demorar alguns meses, pois demandará análises e emissão de pareceres dos técnicos do IAP. “Depois, tem ainda a terceira e última etapa que é a Licença de Operação (LO). É quando o IAP emite a autorização para a construção e o início dos sepultamentos”, observa Bueno.

O terreno fica na Gleba Barra Nova, ao lado do cemitério da colônia ucraniana. “É o melhor local da cidade para esta construção, que precisa atender várias normas ambientais. A demanda é bastante grande e os cemitérios de Apucarana já não têm mais espaços disponíveis”, aponta o secretário municipal de Obras, engenheiro Herivelto Moreno.

Apucarana conta atualmente com dois cemitérios públicos e um privado. O Cemitério da Saudade, criado há 73 anos, está com todos seus espaços esgotados. Já o Cemitério Cristo Rei, com 54 anos, funciona próximo do limite. Ações emergenciais tiveram que ser adotadas para aumentar a capacidade da necrópole. Há ainda o Cemitério Parque Portal do Céu, um empreendimento particular.

PROJETO ARQUITETÔNICO – Após pequenos ajustes, o projeto arquitetônico foi finalizado. O novo cemitério, com capacidade para 7,8 mil vagas, receberá o nome de Morada da Paz. As lápides, que poderão ser duplas ou quádruplas, terão cerca de 80 centímetros de separação entre si. Espera-se que a vida útil do novo cemitério fique entre 15 e 20 anos.

A principal alteração no projeto solicitada pelo prefeito Beto Preto (PSD), foi a criação de uma capela mortuária, com capacidade para dois velórios. Além da capela mortuária, o Cemitério Morada da Paz também terá uma capela para orações. Uma faixa de grama circundará todo o espaço, que tem 48 mil m².

O projeto arquitetônico também contempla um portal de entrada, prédio da administração, espaço para estacionamento e área de enterros sociais, para famílias sem condições de arcar com as despesas do sepultamento.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana