Carregando...

Alerta!

logo Idosos do Lar São Vicente de Paulo são vacinados em Apucarana - Notícias - AN Notícias Idosos do Lar São Vicente de Paulo são vacinados em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Chimarrão e Churrasco - Dia de S. Fidelis - Dia do Agente de Viagem - Dia do Operador de Triagem e Dia do Boi -
28/04/2016 07h22

Idosos do Lar São Vicente de Paulo são vacinados em Apucarana 83 idososforam imunizados contra a gripe H1N1

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Uma equipe volante da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana realizou ontem (27/04), a vacinação dos 83 idosos internados no Lar São Vicente de Paulo.

A dificuldade de locomoção dos internos determinou o deslocamento da equipe até a instituição. A imunização dos idosos, além de garantir qualidade de vida, também contribui para reduzir uma possível internação hospitalar. A ação integra a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, que vem sendo desenvolvida em todo o Paraná.

A realização de vacinação através de equipes volantes segue orientação do prefeito Beto Preto, pois o objetivo da campanha é atingir todas as pessoas que integram o chamado grupo de risco. De acordo com o prefeito, “é fundamental mobilizar todas as equipes de vacinação para alcançar o objetivo de imunizar as mais de 35 mil pessoas que necessitam do medicamento”.

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, lembrou que outras ações como a realizada no Lar São Vicente de Paulo estão previstas no decorrer da próxima semana. Entre elas, explica, está a imunização dos detentos da Cadeia Pública de Apucarana e agentes prisionais, como determinado pelo Ministério da Saúde. Kaneta destaca que as unidades de saúde estão orientadas a realizar a imunização de pacientes que estejam acamados. “Nenhum paciente do grupo de risco poderá ficar sem receber a vacina”, complementa Kaneta.

A coordenadora do Lar São Vicente de Paulo, Rosangela Bortolato; e a enfermeira Jaqueline Leiroz, responsável pela saúde dos idosos, acompanharam o trabalho realizado pela equipe volante. Elas destacaram a importância do trabalho realizado, enfatizando que a imunização garante qualidade de vida aos internos, principalmente neste período de alteração brusca na temperatura e pela baixa imunidade dos idosos, muitos deles com doençaS degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

PREVENÇÃO - A recomendação do Ministério da Saúde é para se evitar locais com aglomeração de pessoas, pois isso reduz o risco de contrair a doença. De acordo com a OMS, a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, o uso de máscaras pela população não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem está doente deve fazer uso de máscara, quando estiver em contato com outras pessoas, para não transmitir o vírus.

Também há recomendação para freqüente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, retirando-se os acessórios (anéis, pulseiras, relógio), uma vez que estes objetos acumulam microrganismos não removidos com a lavagem das mãos; use lenço descartável para higiene nasal; cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir; evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca; lave as mãos após tossir ou espirrar; evite aglomerações; evite tocar superfícies do tipo maçanetas, interruptores de luz, chave, caneta, torneira, entre outros.
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana