Carregando...

Alerta!

logo Lira mostra Apucarana com 2,5% de infestação de Aedes aegypti  - Notícias - AN Notícias Lira mostra Apucarana com 2,5% de infestação de Aedes aegypti - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
27/01/2016 02h44

Lira mostra Apucarana com 2,5% de infestação de Aedes aegypti Atendendo a orientação do Ministério da Saúde para todos os municípios, a partir de fevereiro 100% dos imóveis de Apucarana serão visitados por agentes

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A cidade de Apucarana está com índice de 2,5% de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, considerado de risco médio para as doenças. É o que mostra o Levantamento Rápido de Índices de Infestação do Aedes aegypti (Lira), divulgado hoje (26/01) pela Autarquia Municipal de Saúde, após trabalho de campo realizado pelas equipes dos agentes de endemias nos cinco estratos da cidade. No mesmo período de 2015, o índice alcançou 5,9%; em 2014 chegou a 3,8%, enquanto em 2013 foi de 6,1%. A região com maior infestação engloba o Parque Santo Expedito, cemitérios Cristo Rei e da Saudade, jardins das Flores e Esperança, Vila Formosa e Prefeitura, aonde o índice chega a 4,5%.

Ao divulgar o resultado do primeiro Lira de 2016, o diretor de Vigilância em Saúde da AMS, veterinário Aguinaldo Aparecido Ribeiro, chamou a atenção para um dado do levantamento: 52,5% dos criadouros para Aedes aegypti encontrados pela cidade tem origem humana. “Os agentes de endemias encontraram nos locais visitados muito lixo, sucatas, entulhos e outros objetos que acumulam água e possibilitam a proliferação do mosquito, colocando em risco a saúde dos próprios moradores”, explica o veterinário.

Quanto à região com maior índice de infestação, Ribeiro salienta que é recorrente o percentual de presença de criadouros nos bairros que integram o estrato. “Para que se ter uma idéia da situação, em janeiro de 2015 o índice alcançou 9,5%, enquanto a média da cidade naquele foi de 5,9%”, disse o diretor. Para ele, é imprescindível que a população de Apucarana tome consciência do seu papel para impedir a proliferação do mosquito, mantendo os terrenos limpos.

UNIÃO – Atendendo a orientação do Ministério da Saúde para todos os municípios, a partir de fevereiro 100% dos imóveis de Apucarana serão visitados por agentes de combate a endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS), em uma ação conjunta para o combate ao Aedes aegypti.

Segundo Agnaldo Ribeiro, todos estão preparados para atuar na eliminação dos criadouros, sendo que os ACS não irão realizar a aplicação de larvicida. “Este trabalho compete aos agentes de endemias”, complementa o diretor, salientando que esta ação conjunta será desenvolvida a cada dois meses.

ESTRATO

ÍNDICE (%)

BAIRROS

1

1,7

Parque Bela Vista, Afonso Camargo, Parque de Exposição, Parque Perdigão, Parque das Araucárias, Dom Romeu, Água Azul, Jardim Ponta Grossa, Vale Verde, Marcos Freire.

2

1,9

Posto Catarina, João Paulo, Sol Nascente, Guaraci, Interlagos, Vila Regina, Vila Apucaraninha, Barra Funda, Lago Jaboti, Club 28, Colônia Novos Produtores, Jardim Paineiras.

3

2

Centro, Vila Nova, Rodoviária, Jardim América, Jardim Trabalhista, Vila Operária, Jardim Aclimação

4

4,5

Parque Santo Expedito, Cemitério da Saudade, Cemitério Cristo Rei, Jardim das Flores, Jardim Esperança, Prefeitura, Vila Formosa.

5

2,3

Bom Jesus, Colégio Agrícola, Sesi, Jardim Colônia, Parque da Raposa, Jardim Santos Dumont, Adriano Correia, Fecea, Recanto do Lago, Jardim Marissol e 30 Bimtz.

O QUE É

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) é uma das atividades para a prevenção da dengue. É um levantamento amostral, ou seja, não há necessidade de todas as casas dos bairros serem visitadas. O resultado deste são índices de infestação predial e são divididos da seguinte forma:

• inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias;

• de 1% a 3,9%: estão em situação de alerta;

• superior a 4%: há risco de surto de dengue.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana