Lombadas eletrônicas: Beto Preto vai mandar instalar lombadas eletrônicas em ApucaranaAudiência pública aprova proposta de fiscalização eletrônica
A audiência pública realizada na sexta-feira (16), no salão nobre da prefeitura, foi marcada por um consenso entre as pessoas que manifestaram sua opinião. Por unanimidade, todos afirmaram ser favoráveis à proposta da administração municipal em adotar fiscalização eletrônica de trânsito na cidade. Não faltaram sugestões, em especial aos locais para a instalação dos equipamentos para disciplinar a circulação de veículos na cidade e, como conseqüência, reduzir o número de acidentes e mortes.
Conforme dados levantados pelo Instituto de Planejamento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), as estatísticas justificam medidas que venham trazer mais segurança no trânsito na área urbana. Conforme explanação do vice-prefeito, em 2012 foram registrados 1140 acidentes, provocando a morte de 16 pessoas e deixando 584 feridos. Os dados de 2013, no entanto, ficaram restritos, aos três primeiros meses do ano. Entre janeiro e março aconteceram 295 acidentes, duas mortes e 127 feridos.
Para embasar a proposta de adoção de fiscalização eletrônica, Júnior da Femac apresentou um levantamento das vias como maior número de acidentes entre julho de 2012 e março de 2013. A campeã é a Avenida Minas Gerais, com 127 ocorrências, seguida da Avenida Curitiba (80), Avenida Governador Roberto da Silveira (63), Avenida Munhoz da Rocha (42), Avenida Ponta Grossa (39), ruas Gastão Vidigal e Nagib Daher (20 cada), Praça Rui Barbosa (18), Padre Severino Ceruti (17), e Rua Nova Uckânia (15).
Já os cruzamentos mais perigosos têm na liderança dois pontos da Avenida Governador Roberto da Silveira: os que cortam as ruas Urânio e Cristiano Kusmaul, respectivamente com 8 e 7 acidentes, também dentro do período de julho de 2012 a março de 2013. A proposta do Idepplan é instalar três diferentes tipos de fiscalização eletrônica na cidade, entre radares, lombada eletrônica e controle de semáforo. Esta última detecta veículos que furam o sinal vermelho (Furão).
Na gestão do ex-prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) os radares ou lombadas eletrônicas não foram colocados, evitando um gasto desnecessário a Prefeitura de Apucarana, pois 30% da arrecadação das notificações seriam destinadas para a Polícia Rodoviária Federal, sendo que o problema poderia ser resolvido com mais semáforos nos pontos levantados.