Carregando...

Alerta!

logo Major Facio, Comandante do 10º BPM, participa da Sessão da Câmara - Notícias - AN Notícias Major Facio, Comandante do 10º BPM, participa da Sessão da Câmara - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

31/03/2021 01h01

Major Facio, Comandante do 10º BPM, participa da Sessão da CâmaraComandante da PM de Apucarana foi até a tribuna da Câmara falar com vereadores

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Atendendo a um convite da presidência, o Major Marcos José Facio esteve na Sessão Ordinária desta segunda-feira. Ele foi recebido pelos parlamentares e bastante cumprimentado pela posse como Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (10º BPM). Ele assumiu o comando que estava, desde maior de 2018, com o tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso, designado pelo comando-geral da PM para responder pelo 15º BPM de Rolândia. Major Facio fez um relato do trabalho que vem sendo realizado no Batalhão e como será o trabalho durante seu comando. Na oportunidade, apresentou o Major Douglas que será o Subcomandante do 10º BPM.

O novo comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana (10º BPM), major Marcos José Facio, esteve na sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (29), a convite do presidente da Casa, Franciley Preto Godói Poim (PSD). Ele estava acompanhado do novo subcomandante Major Douglas.

“Vamos buscar um aumento do efetivo do sistema de patrulhamento em todas as doze cidades de abrangência do 10º BPM e trazer a sensação de segurança à nossa comunidade”, disse.
Major Facio admite, no entanto, que a tarefa não será fácil. É que o efetivo policial do 10º BPM é reduzido, assim como há uma defasagem em todo o Paraná, e revelou que a pandemia diminuiu ainda mais a corporação. Segundo ele, neste período de um ano de pandemia, só em Apucarana 50% do efetivo foi afastado preventivamente do trabalho devido à suspeita de Covid. Desses, 36 policiais deram positivo.

“Com as bênçãos de Deus, nós não tivemos nenhum internado em estado grave”, disse, informando que todos ficaram em isolamento e se recuperaram em casa. Mesmo diante desta situação, Major Facio observa que, assim como a saúde, a Polícia Militar não parou um só dia neste período de pandemia, estando trabalhando 24 horas por dia, sete dias da semana e 30 dias do mês. “Nós não temos como fazer home office, não tem como o policial ficar em casa para atender a uma ocorrência, não tem como”, explicou. 

Mesmo assim, conforme o major, no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o primeiro bimestre do ano passado, houve uma redução de 40% dos furtos a residências, 30% dos roubos com armas e aumento de 80% das apreensões de armas.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana