Carregando...

Alerta!

logo Mau cheiro vindo de Frigorífico incomoda moradores em Apucarana - Notícias - AN Notícias Mau cheiro vindo de Frigorífico incomoda moradores em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
19/11/2015 11h24

Mau cheiro vindo de Frigorífico incomoda moradores em ApucaranaDescarte irregular e uma piscina de resíduos seria a possível causa do transtorno

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Os moradores do Parque Bela Vista, em Apucarana, reclamam do mau cheiro vindo de um frigorífico Frigobeto – Oregon S/A. localizado no bairro . O problema enfrentado pelos vizinhos já foi mostrado anteriormente pela reportagem do Canal 38.

O Ministério Público em setembro de 2013 monitorava o funcionamento do frigorífico e nesse período constatou várias irregularidades cometidas pela empresa em relação ao cumprimento das normas e da legislação ambiental como despejos de dejetos e restos de animais nas nascentes do Rio Pirapó, um dos principais fornecedores de água potável para as cidades da região como Sarandi e Maringá.

Na época o Ministério Público convocou os responsáveis pela empresa para prestar esclarecimentos a assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) se responsabilizando pelos prejuízos causados ao meio ambiente e se comprometendo em se adequar construindo novas instalações para tratar os resíduos, dejetos e vísceras de animais que eram jogados no rio. Não tendo cumprindo com o Termo assinado e na época continuou, repetidamente, cometendo os mesmos crimes ambientais o Ministério Público multou a empresa em R$ 10 mil por dia pelo não cumprimento do acordo e mais R$ 100 mil pelos crimes ambientais cometidos, inclusive solicitando na época a prisão de um dos sócios por desacato e flagrante por despejo de restos de animais na nascente do Rio Pirapó.

O Frigobeto de Apucarana  está instalado no bairro há décadas e até 2009 o abate era somente de equinos e em de maio de 2011 passou a funcionar o Oregon S.A., um importante frigorífico de bovinos no Estado.

O aposentado Raimundo José da Silva, conta que o mau cheiro ultimamente ficou forte. Segundo ele, recentemente o cheiro ruim tem aumentado. “Na hora das refeições a gente está enfrentando esse mau cheiro, não sei o que está acontecendo, porque o cheiro não era tanto, agora está insuportável“, conta.

Uma das vizinhas do frigorífico, a dona de casa Maria Aparecida, reclama que o mau cheiro vindo do local atrapalha as refeições, “Se não fechar as portas e as janelas, com o mau cheiro não da para se alimentar. Esse cheiro faz a gente sentir dor de cabeça, sentir a língua queimando, nós não conseguimos nos alimentarmos direito“, afirma.

Os moradores acreditam que os descartes em uma piscina de resíduos líquidos que fica no terreno do frigorífico, poderia ser um dos principais motivos para o mau cheiro.

A empresa já recebeu multas, devido aos processos inadequados de tratamento nas lagoas de contenção e do descarte dos resíduos sólidos. E conforme as reclamações dos moradores, o problema ainda persiste e com maior gravidade.

O vereador Luiz Magalhães apresentador do Programa Fala Cidade no Canal 38, recebeu reclamações e esteve no local para verificar e acabou comprovando a existência do mau cheiro, segundo o vereador, ” É insuportável o mau cheiro, não sei como as pessoas conseguem se alimentar”. desabafou.

A reportagem do Canal 38 tentou manter contato com o Secretário de Meio Ambiente de Apucarana, Everton Pires, que não atendeu as ligações e não as retornou, mesmo após saber o assunto da reportagem, a equipe também esteve na sede da empresa, mas também não foi recebida, mesmo após uma longa espera, informaram que não havia ninguém no local que poderia falar sobre o assunto.

A reportagem irá persistir em ouvir as partes, para saber quais as providências que serão tomadas para resolver o mau cheiro vindo do frigorifico, que atrapalha tanto a vida dos moradores em toda região.

Fonte: AN Notícias com RTV Canal 38