Carregando...

Alerta!

logo Mauro Bertoli entrega Moção de Aplausos para o Coral Nossa Senhora Aparecida - Notícias - AN Notícias Mauro Bertoli entrega Moção de Aplausos para o Coral Nossa Senhora Aparecida - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 18 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Mundial do Radioamador - Dia de Allan Kardec - Dia do Autor e do Editor - Dia do Livro Espírita e Dia Livro Infantil -
20/11/2018 11h44

Mauro Bertoli entrega Moção de Aplausos para o Coral Nossa Senhora AparecidaO Coral completou, em 2017, 50 anos de evangelização por meio da música em Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O presidente do Legislativo, vereador Mauro Bertoli, entregou na tarde desta segunda-feira (19/11), durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, a Moção de Aplausos ao Coral Nossa Senhora Aparecida, pelos 50 anos de Evangelização por meio da música e promoção da Cultura do Canto Coral e na Polifonia Sacra. A honraria foi votada e aprovada, por unanimidade dos vereadores, nas sessões do mês de julho de 2017, ano em que o Coral completou 50 anos de atividade em Apucarana. O maestro Adenor Leonardo Terra recebeu a homenagem.

Segundo o presidente, a entrega desta Moção torna-se uma data memorável entre as tantas atividades de comemorações realizadas ao longo do ano de 2017. Além da Moção, o Coral recebeu, também, no dia 02/08/2017, o Diploma de Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná.

“No ano do seu cinquentenário, propusemos a esta Casa de Leis, esta singela homenagem que foi aprovada por unanimidade. Priorizando as músicas litúrgicas e aquelas cantadas na Paróquia de sua fundação, não deixou de apresentar músicas populares e eruditas, sempre na busca de conquistar ouvidos e corações visando em primeiro lugar a evangelização”, disse o presidente.

Bertoli lembrou que apesar de estabelecida como empresa, desde seu início, o Coral sempre se caracterizou como uma verdadeira entidade familiar. “Unindo verdadeiros irmãos de fé, que além do gosto pela música, devotam a Nossa Senhora Aparecida, procurando através do canto, uma homenagem à altura da nossa Padroeira do Brasil”. Mauro Bertoli ao entregar a Moção parabenizou todos os 32 integrantes do Coral.

Adenor Leonardo Terra reforçou o sentimento de alegria e gratidão ao receber, em nome do Coral Nossa Senhora Aparecida, como seu regente, a homenagem em virtude da comemoração do seu jubileu de ouro ocorrido no ano passado. “Desenvolvemos, desde 1967, um trabalho de qualidade, dentro das nossas possibilidades, tendo por prioridade contribuir com as celebrações da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, especialmente em datas especiais como Páscoa e Natal”, relatou.

O maestro explicou que neste ano de 2018, o coral já realizou uma intensa agenda de apresentações. “Nosso trabalho também vai para outras cidades como Arapongas, Marialva, Boa Esperança, Curitiba e Pomerode, no Estado de Santa Catarina”.

Adenor atribui que se a história do Coral Nossa Senhora Aparecida já completou a marca de 50 anos foi graças unicamente ao esforço de cada integrante “que acredita no trabalho que é realizado e pensa a cultura como uma das maneiras de transformar a sociedade. O coral se mantém por meio de promoções e de uma contribuição mensal que é feita por cada um de seus integrantes, não contando com nenhuma espécie de verba pública ou privada”, informou.

Durante a solenidade Adenor Leonardo fez o anunciou que a Sociedade Voluntários da Arte e Cultura de Apucarana foi reconhecida, em setembro deste ano, como sendo de Utilidade Pública Estadual, por sua história e por seu trabalho realizado com seriedade. “Agradeço ao vereador mauro Bertoli por esta homenagem, a todos os vereadores pela aprovação e minha homenagem especial ao meu pai, de saudosa memória, por ter lançado esta semente há 50 anos”. O maestro fez um agradecimento ainda a sua família e em especial a sua esposa Viviani, ao deputado Tercílio Turini e a secretária de Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar Borba.

Histórico

No dia 1º de maio de 1967 nasceu o Coral Nossa Senhora Aparecida sob o nome jurídico de Sociedade Voluntários da Arte e Cultura Apucarana, através do professor Adenor João Terra, sendo um dos mais prestigiados corais da diocese e do Estado do Paraná. O Coral Nossa Senhora Aparecida contou somente com dois maestros, o fundador e posteriormente com o seu filho, Adenor Leonardo Terra.

Em toda a sua história, o coral sempre teve como objetivo principal evangelizar por meio da música, promovendo a cultura do canto coral, em especial a polifonia sacra. Com isso, vem contribuindo com o canto litúrgico da paróquia, especialmente nas grandes festas e solenidades. Ainda, vem se apresentando constantemente em outras igrejas e instituições de Apucarana e região.

Com o passar dos anos, como consequência de um trabalho sério, o coral foi se tornando conhecido, até atingir o cenário nacional. Em 2006, gravou o seu 1º CD – Cantos de abertura e comunhão para o Tempo Comum – pela Editora Paulus. Em 2016, lançou o seu 10º CD, sendo o 9º pela mesma editora, intitulado “A Palavra se fez carne”. Vale destacar também a participação histórica do coral em um festival na cidade de Liniers (Argentina), no ano de 2013.

Atualmente, sob a regência de Adenor Leonardo Terra, uma das maiores personalidades da música sacra e litúrgica do Brasil, além de ser mestre em musicologia é um dos principais compositores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a CNBB, o coral conta com 32 integrantes, e vem procurando aprimorar-se cada vez mais, propiciando formação técnica a seus integrantes. Com isso, busca sempre uma maior qualidade tanto para os serviços litúrgicos, como para as apresentações em concertos e eventos.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana