Carregando...

Alerta!

logo Merenda de Apucarana recebe produtos do “Terra Forte” - Notícias - AN Notícias Merenda de Apucarana recebe produtos do “Terra Forte” - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
28/04/2016 07h34

Merenda de Apucarana recebe produtos do “Terra Forte”As primeiras colheitas, que aconteceram em dezembro, foram de uva e figo, e nos últimos meses novas culturas já geraram frutos

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Departamento de Alimentação Escolar da Autarquia Municipal de Educação (AME) já vem recebendo diversos produtos da agricultura familiar de Apucarana provenientes do Programa Terra Forte. A ação, idealizada pelo prefeito Beto Preto e encabeçada pela Secretaria Municipal da Agricultura, há dois anos vem promovendo fertilização do solo e incentivando a diversificação econômica em pequenas propriedades através da fruticultura. 

As primeiras colheitas, que aconteceram em dezembro, foram de uva e figo, e nos últimos meses novas culturas já geraram frutos. “Os produtos, após colhidos, têm uma parte repassada à merenda municipal como contrapartida (pagamento) por parte dos produtores que receberam da prefeitura insumos como calcário e fosfato natural, além de mudas selecionadas de qualidade”, explica José Luiz Porto, secretário interino da Agricultura em Apucarana.

O repasse por parte dos agricultores integrantes do programa vão se estender até 2017. “Esta semana, por exemplo, recebemos uvas da produtora Sara Maria de Araújo, maracujá da produtora Maria Ratti, e goiabas da empresa Yannis Agronegócios, como cumprimento do acordo de contrapartida (pagamento) feito com a prefeitura. Só de goiaba foram 3.200 quilos”, relata Porto.

Além de toneladas de calcário e fosfato natural, o Programa Terra Forte já repassou milhares de mudas selecionadas de goiaba, uva, banana, morango, maracujá, figo, goiaba vermelha tailandesa, manga tommy atkins e caqui fuyu. O prefeito Beto Preto frisa que ao retornarem o investimento da prefeitura, proporcionalmente em frutas, os agricultores colaboram para o enriquecimento do cardápio das crianças e alunos dos CMEIs (creches) e das escolas municipais, bem como de entidades sociais que também vão receber os produtos. “O Terra Forte é uma proposta inédita no Paraná, que já deu certo e vem referenciando Apucarana a outros municípios como uma política criativa e eficaz, que contribui para a fixação do homem no campo, incentivando a diversificação e geração de renda. Estamos desenvolvemos as ações com recursos próprios, em etapas, e o retorno tem sido bastante positivo”, destaca o prefeito.

Os agricultores que aderem ao programa de fruticultura Terra Forte recebem toda a assistência técnica por parte da Prefeitura de Apucarana, que promove manhãs de campo, cursos, seminários, viagens de estudo e acompanhamento agendado.
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana