Carregando...

Alerta!

logo Moradores vão decidir por reforma ou construção de nova UBS em Apucarana - Notícias - AN Notícias Moradores vão decidir por reforma ou construção de nova UBS em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

03/01/2018 12h01

Moradores vão decidir por reforma ou construção de nova UBS em ApucaranaEm reunião do prefeito com lideranças foi definido que decisão será tomada pela própria comunidade

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Colocando em prática a essência do mandato participativo, a Prefeitura de Apucarana deixará nas mãos dos moradores a decisão de reformar ou construir uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na região do Jardim Marissol. A comunidade escolherá uma das duas alternativas na próxima quinta-feira (11/01), às 19 horas, em assembleia que acontecerá nas dependências da Escola Municipal Fábio Henrique da Silva.

As possibilidades de solução e a data da assembleia  foram definidas nesta quarta-feira (03/01), durante reunião com lideranças do Jardim Marissol e de outros bairros daquela região que são atendidos pela UBS, como o Loteamento Raposa I e II. “Buscamos construir um mandato participativo, no qual delegamos as principais decisões aos moradores, àqueles que vivem no dia a dia a realidade do bairro”, frisa o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

A reunião contou ainda com a presença dos secretários municipais de Obras, Herivelto Moreno, e de Governo, Laércio Morais, além do vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, e do diretor da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana.

A reforma e ampliação do atual prédio da UBS custará cerca de R$ 160 mil aos cofres municipais. “O terreno tem pouco espaço e permitirá apenas a ampliação de cerca de 70 metros quadrados da atual área”, pontua Beto Preto, lembrando que esta é uma região da cidade que vem crescendo, especialmente com a construção de novos conjuntos habitacionais.

Tendo em vista este cenário de crescimento, a Prefeitura também está oferecendo a possibilidade de edificação de um novo prédio, com cerca de 220 metros quadrados de área construída, orçado em R$ 350 mil. “Entretanto, como o projeto terá dimensões maiores, não poderá ser feito no terreno atual. Por isso, estamos disponibilizando dois terrenos maiores localizados nesta região da cidade e que são de propriedade do município”, esclarece Beto Preto.

No caso de uma nova construção, a ideia será contemplar o atendimento com um olhar de futuro. “É uma região que continuará crescendo e a nova UBS seria uma solução tendo em vista essa realidade”, contextualiza Beto Preto, lembrando que a Prefeitura já levou uma série de melhorias para a região do Jardim Marissol. “Foram duas reformas na escola, uma reforma na creche, uma academia ao ar livre e asfalto em 75% do bairro. Agora, estamos buscando essa adequação para a área de saúde, decisão que será tomada pelos próprios moradores”,  reforça o prefeito de Apucarana.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana