Carregando...

Alerta!

logo Mulheres concluem cursos profissionalizantes em Apucarana  - Notícias - AN Notícias Mulheres concluem cursos profissionalizantes em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 16 de Dezembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Reservista - Dia de Santo Eusébio - Dia do Teatro Amador e ia Nacional de Bahrein -
18/12/2017 12h02

Mulheres concluem cursos profissionalizantes em Apucarana Formatura reuniu alunas que concluíram aulas teóricas e práticas durante o segundo semestre no Centro de Oficinas da Mulher

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O Centro de Oficinas da Mulher, iniciativa da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana que proporciona gratuitamente capacitação profissional a mulheres acima dos 16 anos de idade, realizou na noite desta quinta-feira (14/12), nas dependências do Polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), solenidade de formatura das turmas do segundo semestre. Ao todo, 170 alunas receberam certificação de formação em habilidades em diversas áreas, com destaque aos cursos de cabeleireiro, manicure, depilação, design de sobrancelhas, automaquiagem, costura moda, costura industrial, costura tapete, costura boneca, costura bolsa, costura ônibus itinerante, oratória, educação financeira-Unespar, empreendedorismo e plano de negócios.

O prefeito Beto Preto – que no mesmo horário entregava um veículo zero quilômetro para uso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE -, esteve representado pelo secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Othoniel Gonçalves. “Em nome do nosso prefeito parabenizo a todos os componentes da equipe, comandada pela secretária Denise Canesin, que com muita dedicação conduziu os diversos cursos. E um parabéns também muito especial às formandas, que tiveram a disposição de aproveitar a oportunidade aberta pela prefeitura e agora vão poder agora reverter o conhecimento que absorveram em prol da sua qualidade de vida e de toda a família”, disse o secretário. Ao longo do ano, 430 mulheres foram capacitadas na unidade.

O destaque da noite de formatura foi o depoimento de dona Nilza de Oliveira Godoi, de 45 anos, Moradora do Distrito de Vila Reis, ela declarou que as atividades oferecidas pelo Centro de Oficinas mudou a sua vida. “Graças ao acolhimento oferecido por este projeto da prefeitura consegui sair da depressão”, testemunhou, contanto que o aprendizado lhe proporcionou também independência financeira. “Hoje produzo minhas próprias peças de roupa para vender”, agradeceu.

A secretária da Mulher, Denise Canesin Moisés Machado, aproveitou a ocasião para ratificar a dimensão do centro municipal. “A atuação do Centro de Oficinas na vida dessas mulheres vai muito além da profissionalização. Com podemos ouvir através deste testemunho, proporciona um resgate do feminino, um resgate de muitas vidas”, enalteceu.

Carolina Scarpelini, diretora do Centro de Oficinas da Mulher, destacou também os resultados do curso de Oratória. “Foi uma novidade no ano de 2017 e já mostrou a diferença que faz no processo de empoderamento. As mulheres começam a acreditar cada vez mais no seu poder de igualdade, no sentido intelectual e de ação”, disse.

Em 2018, comunicou a secretária Denise, o prefeito Beto Preto já autorizou outras parcerias. “Teremos os mesmos cursos, com a novidade do curso de auxiliar de costura, que será oferecido em parceria com Sesi/Senai, do Sistema S, dentro do projeto Caminho da Profissão”, informou. As inscrições já estão abertas. “Também no ano que vem, ao longo de todo o primeiro semestre, a escola itinerante de corte e costura, que funciona adaptada em um ônibus, estará atendendo a região do Sumatra”, concluiu a secretaria. Além do secretário Othoniel Gonçalves, prestigiou a formatura o secretário Municipal da Fazenda, Marcello Augusto Machado.

O Centro de Oficinas da Mulher fica na Rua Castro Alves, 335 – Jardim América. Informações sobre novas turmas podem ser obtidas pelo telefone 3426-9153.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens