Carregando...

Alerta!

logo Mutirão de dermatologia atende 200 pacientes em Apucarana  - Notícias - AN Notícias Mutirão de dermatologia atende 200 pacientes em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
13/04/2019 07h24

Mutirão de dermatologia atende 200 pacientes em Apucarana Ambulatório de Especialidades da Autarquia de Saúde quer reduzir a fila de espera que atualmente está em 1.700 pacientes

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Inaugurado há pouco mais de um mês, o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realiza neste sábado (13) um mutirão de consultas, com 200 atendimentos. O objetivo é agilizar o serviço prestado nesta área médica reduzindo o tempo da fila de espera, hoje com 1,7 mil pacientes.

Com atenção especial aos casos avaliados como prioritários da fila de espera, as consultas começaram às 8 horas e seguem até as 17 horas. O prefeito Junior da Femac, que acompanhou pessoalmente o atendimento na manhã de hoje, reiterou a preocupação da administração, por meio da AMS, no sentido de buscar alternativas para garantir à população o acesso ao atendimento dentro do menor prazo possível. “Ações como essa mostram que estamos empenhados a reduzir a fila de espera nesta importante especialidade”, afirma Junior.

Coordenadora da Residência Médica na Especialidade em Dermatologia e do Ambulatório de Dermatologia, Lígia Martin, não descarta a possibilidade deste tipo de iniciativa se repetir em breve. “Vamos tentar zerar a fila de espera num prazo de seis meses”, planeja Lígia.

Teresinha Gonçalves, 77 anos, residente na região do Parque Biguaçu, esteve entre os pacientes atendidos na manhã deste sábado. Marquei a consulta por causa de manchas na pele e um tipo de alergia que tenho. “Sempre fui bem atendida na saúde do município, mas hoje foi excelente”, avalia Teresinha.

Inaugurado no dia 8 de março deste ano, o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas está instalado no primeiro andar da AMS, ocupando uma área de 193 m². O atendimento médico nesta área já é anunciado como referência em toda região devido à soma de dois fatores: aparelhos modernos e uma equipe de profissionais altamente qualificada, incrementada ainda com atuação de residentes do Programa de Residência Médica da AMS.

O ambulatório de dermatologia conta com o atendimento profissional das dermatologistas Caroline Cilião e Ligia Martin, bem como dos quatro médicos do Programa de Residência Médica em Dermatologia da Autarquia Municipal de Saúde, sendo que dois deles cursando o segundo ano desta especialidade e outros dois o primeiro ano.

Instalado num espaço totalmente reformado, Ambulatório de Dermatologia possui sua estrutura de quatro consultórios médicos; duas salas de pequenas cirurgias, com vestiário e sala de espera exclusiva; central de material esterilizado; e sala de fototerapia, com vestiário. A área de funcionários conta com sala de reuniões, copa, WC exclusivo e almoxarifado. Ainda houve o investimento no mobiliário, que é totalmente novo.

Os equipamentos, por sua vez, são de última geração, incluindo a câmara de fototerapia, microscópio, lupas, material cirúrgico. Indicado para tratamento de  vitiligo, linfoma, psoríase  e alguns tipos de dermatites A câmara de fototerapia é a única pública no norte do Paraná e com ela são atendidos pacientes do Hospital do Câncer de Londrina e do Consórcio Regional de Saúde, o Cisvir.

A nova estrutura na especialidade de dermatologia atendeu até o momento 441 pacientes, sendo realizadas 70 pequenas cirurgias e outros procedimentos. O prédio da AMS também realizou neste sábado atendimento nas especialidades vascular, ortopedia e endocrinologia.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana