Carregando...

Alerta!

logo Mutirão realiza limpeza geral no Parque da Raposa em Apucarana - Notícias - AN Notícias Mutirão realiza limpeza geral no Parque da Raposa em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
19/04/2015 12h10

Mutirão realiza limpeza geral no Parque da Raposa em ApucaranaPor se tratar de uma área de preservação ambiental, o Parque Ecológico da Raposa está cadastrado junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP)

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Quem for aproveitar o final de semana e o feriado prolongado para dar um giro pelos parques de Apucarana via encontrar o Parque Ecológico da Raposa ainda mais bonito. Através de uma ação conjunta, as secretarias Municipais de Serviços Públicos e de Meio Ambiente concluíram nesta sexta-feira (17/04) um mutirão que envolveu mais de 30 servidores, além de quatro caminhões (dois do tipo pipa e dois caçamba), dois tratores, uma camionete, além de roçadeiras e outros equipamentos de uso manual.

“Há exatos dois anos, quando assumimos a prefeitura, encontramos o “Raposa” em uma situação bastante deteriorada, resultado de anos de abandono. Investimos no processo de revitalização e, nesta oportunidade, voltamos a promover uma ação mais contundente, com serviços de limpeza geral e manutenção da infraestrutura”, informa o prefeito Beto Preto (PT).

Por se tratar de uma área de preservação ambiental, o Parque Ecológico da Raposa está cadastrado junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para efeitos de recebimento do ICMS Ecológico, onde o quesito “preservação” tem forte peso. “Foram dois dias de trabalho, onde realizamos a roçagem do parque e de seu entorno, retirada de galhos e troncos de árvores que caíram naturalmente, a limpeza das 12 bicas com remoção de todo o lodo acumulado e também procedemos limpeza dos banheiros públicos do local”, informa Jaime Gonçalves, secretário de Serviços Públicos.

Outro trabalho executado pelo mutirão envolveu a recuperação asfáltica. “Nesta intervenção também promovemos a operação tapa-buracos, melhorando o acesso e o trânsito dos visitantes, que devem ser ainda em maior número neste feriado”, concluiu o prefeito Beto Preto.

Preservação - Inaugurado em 1989, o Parque Ecológico da Raposa é uma Unidade de Conservação (UC) e por isso recebe recursos do ICMS Ecológico. Localizada em área com 101 alqueires, dos quais 44 são de reserva florestal, o espaço conta com lago, bicas de água, piscina natural, cascata artificial e quiosques. Além de uma importante área de lazer, é um espaço de preservação ambiental onde são encontradas diversas espécies de árvores nativas, animais, peixes e aves.

Historicamente, uma das principais atrações dos visitantes foi a contemplação de peixes, de espécies e tamanhos variados, à beira do lago. O parque também é alvo de estudos acadêmicos, como um realizado recentemente por estudantes da Faculdade de Apucarana (FAP), que levantou dados sobre macacos-prego que habitam na reserva florestal. Frequentemente, os visitantes também se deparam com diversas aves, como gansos, garças, tucanos e outros animais silvestres.

O acesso principal ao Parque Ecológico da Raposa se dá pela Rua Presbítero Benone Rodrigues Moreira, no Residencial Raposa (proximidades da APAE de Apucarana). Outras informações 3423-0142.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana