Carregando...

Alerta!

logo Nota do IDEB de Apucarana tem repercussão positiva  - Notícias - AN Notícias Nota do IDEB de Apucarana tem repercussão positiva - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Setembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do sorvete - Dia de São Lino - Dia do Soldador - Dia Nacional da Arábia -
06/09/2018 12h29

Nota do IDEB de Apucarana tem repercussão positiva Lideranças do setor educacional destacam a prioridade e investimentos da gestão

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A comunidade de Apucarana comemorou o bom desempenho das escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O relatório divulgado na última segunda-feira (3/9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão do Ministério da educação -, repercutiu positivamente na cidade, que alcançou nota 7,5 nos anos iniciais do ensino fundamental e ficou em primeiro lugar, ao lado de Pato Branco, no ranking dos municípios paranaenses de médio e grande porte.

O diretor do campus apucaranense da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Daniel Gomes, atribui o resultado do Ideb “a um trabalho sério, profícuo e intenso desenvolvido pela administração municipal e ao comprometimento dos profissionais que atuam na educação.”

Na mesma direção, o diretor geral da Faculdade de Apucarana (FAP), professor Lisandro Modesto, comenta que “há um grande comprometimento da atual gestão com o bem estar dos alunos no que diz respeito à qualidade da merenda e da infraestrutura das escolas, que indiretamente contribuem para esse excelente resultado no Ideb.”

Para a composição do índice, o Inep leva em consideração a taxa de aprovação obtida por meio do Censo Escolar e o desempenho das turmas de 5º ano na Prova Brasil. Essa avaliação mede a proficiência das crianças em leitura, escrita, interpretação de textos e raciocínio lógico.

“Um bom desempenho nesses três quesitos é importante para o desenvolvimento do conhecimento humano em todas as outras áreas. Por esse motivo, eu acredito que os alunos das escolas municipais apucaranenses estão recebendo uma educação diferenciada que permite uma formação mais qualificada,” acrescenta professor Lisandro.

O membro da equipe técnica de monitoramento do Plano Municipal de Educação e diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação da Unespar, professor Marcos Dorigão, destaca a qualificação dos docentes municipais como um fator de sucesso. “Atualmente, mais de 90% dos professores da rede já possuem habilitação em Pedagogia ou outra licenciatura de nível superior,” afirma.

Apucarana vem apresentando, nos últimos anos, um crescimento sistemático no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “As nossas escolas conquistaram nota 6,5 em 2013, alcançaram média 7,0 em 2015 e chegaram a 7,5 em 2017. Nós passamos da 3º colocação na última edição para o 1º lugar no ranking do Ideb, entre os municípios de médio e grande porte do Paraná,” assinala a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

O prefeito Beto Preto reitera seu compromisso em priorizar a educação, com melhorias em todos os prédios públicos escolares. “Já contemplamos 52 prédios e até o final do mandato todos estarão reformados e ampliados”, anunciou, acrescentando que, recentemente, foram investidos mais de R$ 3,3 milhões em tabletes, netbooks e notebooks, além de outros equipamentos. “Estamos lançando o maior programa público de tecnologia e informação no ensino básico, em todo o Paraná”, assinala.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens