Carregando...

Alerta!

logo Olimpíada de Astronomia premia 818 alunos apucaranenses - Notícias - AN Notícias Olimpíada de Astronomia premia 818 alunos apucaranenses - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
07/12/2016 11h25

Olimpíada de Astronomia premia 818 alunos apucaranensesA entrega das medalhas foi promovida pela Autarquia Municipal de Educação

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Mais uma vez os alunos da rede municipal apucaranense fizeram bonito e conquistaram 818 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, sendo 332 de ouro, 178 de prata e 308 de bronze. A entrega das honrarias foi promovida pela Autarquia Municipal de Educação, na noite de ontem (05), no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão).

 

A OBA é uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira que tem como objetivo estimular o interesse das crianças pelas ciências, promovendo o conhecimento de forma lúdica e cooperativa.  Em sua 19ª edição, a prova envolveu aproximadamente 745 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, sendo que destes 48.800 foram contemplados com medalhas.

 

O prefeito Beto Preto acompanhou a condecoração e destacou o progresso dos alunos da rede municipal na competição. “Nossas crianças conquistaram 247 medalhas em 2014, 412 em 2015, e 818 nesse ano. Apucarana deu um salto na educação graças a uma equipe de professores dedicados, os quais contam hoje com escolas bem equipadas e estruturadas para oferecer um ensino integral de qualidade. Parabéns a todos que contribuíram para esse brilhante resultado,” congratulou.

 

A nota mínima para a conquista de uma medalha na OBA foi de 92,25. “Astronomia e Astronáutica são temas que sempre despertam interesse nas crianças, por isso nós incentivamos a participação dos nossos alunos nessa olimpíada. E para facilitar a preparação deles para a prova, nós equipamos todas as escolas da rede municipal com planetários luminosos, globos terrestres e outros materiais pedagógicos importantes,” explicou a secretária de educação Marli Fernandes.

 

Em abril deste ano, a Autarquia Municipal de Educação também trouxe para a cidade o Planetário Itinerante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A estrutura ficou disposta por uma semana no Centro da Juventude e recebeu a visita de mais de 2.800 estudantes.

 

“Na abóboda do planetário, que é uma cúpula inflável com cinco metros de diâmetro, os alunos viram projetadas imagens de planetas distantes, galáxias, nebulosas, entre outras curiosidades,” detalhou.

 

O compromisso do poder público em ofertar uma educação igualitária e de qualidade aos seus cidadãos também foi lembrado pelo prefeito.  “Nós precisamos ter sempre em mente que essas crianças são o futuro da nossa cidade, a próxima geração de apucaranenses. Por isso, nós temos que ter responsabilidade na sua formação,” concluiu o prefeito.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana