Carregando...

Alerta!

logo “Pacto pela Vida” faz um minuto de silêncio pelas vítimas no trânsito - Notícias - AN Notícias “Pacto pela Vida” faz um minuto de silêncio pelas vítimas no trânsito - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
19/09/2013 12h52

“Pacto pela Vida” faz um minuto de silêncio pelas vítimas no trânsito“Pacto pela Vida” faz um minuto de silêncio pelas vítimas no trânsito

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

De janeiro a agosto deste ano, o placar da vida da Polícia Militar registrou 750 ocorrências de trânsito em Apucarana, das quais 391 foram atendidas por socorristas do Corpo de Bombeiros, resultando em 5 vítimas fatais. Buscando conscientizar os motoristas, diminuindo o número de acidentes e de mortes, foi lançada nesta quarta-feira (18/09) a campanha “Apucarana, pacto pela Vida”. O evento, realizado no salão nobre da Prefeitura, marcou o início da Semana Nacional do Trânsito. Após a abertura oficial, foi respeitado um minuto de silêncio pelas vítimas no trânsito e feita a soltura de bexigas brancas e de uma faixa com o nome da campanha.

O “Pacto pela Vida” é uma iniciativa da Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Educação (AME), e será desenvolvido durante um ano. Na solenidade de lançamento da campanha, o prefeito Beto Preto fez um comparativo entre mortes provocadas por acidentes de trânsito e as guerras. “No Brasil morrem por ano mais pessoas no trânsito do que no Vietnã, que vitimou cerca de 60 mil soldados americanos. Ou seja, vivemos quase um Vietnã por ano no Brasil”, compara.

Beto Preto também fez uma avaliação do trânsito em Apucarana, afirmando que a frota de veículos vem aumentando gradativamente e, enquanto isso, as barreiras urbanas permanecem. “Temos duas rodovias e uma ferrovia que cortam o perímetro urbano. As nossas ruas e avenidas continuam as mesmas e algumas até acabaram sendo estreitadas, com o caso da Rua Osvaldo Cruz. Tudo isso afunila  e deixa nosso trânsito truncado”, avalia.

Além de encontrar soluções para as barreiras urbanas, Beto Preto entende que é necessário “passar a limpo” a relação entre motoristas e pedestres, valorizando ao mesmo tempo mais o transporte coletivo. “O Samu e o Corpo de Bombeiros realizam um excelente trabalho, mas isso ocorre no pós-acidente. Temos que trabalhar no pré, na conscientização, objetivando a humanização, a convivência pacífica e o respeito às regras de trânsito. Vamos levar esse debate para dentro das escolas públicas e particulares de Apucarana”, conclama.

De acordo com o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Fernando José de Freitas, a campanha Apucarana, Pacto Pela Vida será desenvolvida até setembro de 2014. “Além da inclusão de conteúdos nos centros de educação infantil e nas escolas, a campanha vai levantar dados estatísticos comparativos, índice de acidentes e mortes no trânsito da cidade e promover a conscientização de motoristas e pedestres”, cita.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito e o lançamento do “Pacto pela Vida” também teve a distribuição de adesivos e uma palestra sobre o trânsito, ministrada por Fernando Garcia, ex-chefe da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o major Hemerson Saqueta, comandante do Corpo de Bombeiros e do aspirante Ângelo Gabriel, que no ato representou o comando do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), além dos vereadores Luiz Magalhães e Aurita Bertoli,

Simultaneamente à solenidade no salão nobre da Prefeitura, aconteceram diversas atividades nas escolas municipais e CMEIs. Também estava previsto para esta quarta-feira blitz educativa e atividades pedagógicas de mobilização e conscientizações nos estabelecimentos de ensino da rede municipal.

SEMANA DE TRÂNSITO

Na Semana Nacional do Trânsito, realizada em todo país de 18 a 25 de setembro, serão mantidas atividades de blitz educativas e as atividades pedagógicas de mobilização e conscientização tanto nas escolas e CMEIs como na cidade como um todo. No sábado, haverá uma concentração de várias entidades na Praça Rui Barbosa, com a colagem, em torno da catedral, de cartazes feitos pelos estudantes, com desenho de uma cruz. Em meio a manifestações com banners e faixas, serão entregue adesivos e folders.

Já no domingo, igrejas católicas e evangélicas vão fazer referência às vítimas de trânsito durante suas celebrações. No dia 25, o encerramento da Semana de Trânsito vai reunir novamente os participantes da abertura no salão nobre da prefeitura, às 15 horas. Na ocasião serão entregues ao prefeito Beto Preto pedidos sobre o tema trânsito, feitos por alunos das escolas municipais e estaduais e pela comunidade em geral. Ainda na ocasião será lançada à proposta da criação do conselho municipal de trânsito.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana