Carregando...

Alerta!

logo Parque Jaboti de Apucarana sofre com lançamento de lixo  - Notícias - AN Notícias Parque Jaboti de Apucarana sofre com lançamento de lixo - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
13/10/2016 12h03

Parque Jaboti de Apucarana sofre com lançamento de lixo Latas, garrafas, sacos plásticos, papelão, vasilhames, peças de roupas, ferragens, pneus, pedaços de móveis são alguns materiais encontrados e que estão sendo recolhidos

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Apesar de receber todo o cuidado por parte da prefeitura, que promove manutenção periódica e diversos investimentos na melhora da infraestrutura de apoio aos frequentadores, o Parque Municipal Jaboti não consegue se livrar da sujeira. Um problema que parece ter se tornado crônico e que, de maneira controversa, tem como principal causador alguns frequentadores, que insistem em lançar indiscriminadamente no local todo tipo de lixo.

Latas, garrafas, sacos plásticos, papelão, vasilhames, peças de roupas, ferragens, pneus, pedaços de móveis são alguns materiais encontrados e que estão sendo recolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em mais uma operação de limpeza do parque. “É algo bastante desagradável e que nos deixa bastante triste não só como gestor, mas sobretudo como cidadão de Apucarana. Temos direcionado recursos públicos para deixar o local ainda mais receptivo para a população e turistas, mas infelizmente alguns frequentadores não valorizam todo este esforço e insistem em deixar ou arremessar no ambiente toda esta sujeira”, lamenta o prefeito Beto Preto, que faz um apelo. “Em um momento em que realizamos mais um arrastão de limpeza, aproveito para pedir a essas pessoas uma maior conscientização ambiental”, disse.

Entre as melhoras recentes feitas pela prefeitura, destacam-se a construção da nova pista de caminhada, que também recebeu iluminação rebaixada, paisagismo, colocação de lixeiras, revitalização das canchas esportivas de areia, além de reforço da iluminação pública em todo o entorno do parque.

Grande parte da sujeira é deixada por pessoas que utilizam o lago para pescaria e também por grupos que frequentam o parque durante a noite. “Fazemos o nosso trabalho, mas sem dúvidas somente com a colaboração dos frequentadores é que as coisas poderão melhorar. O lixo não chega aqui (no parque) sozinho”, reforça Jaime Gonçalves, secretário Municipal de Serviços Públicos.

A quantidade de lixo é tão grande, que a prefeitura prevê que a limpeza, iniciada nesta terça-feira, só será concluída em três dias. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado com apoio de vários operários, dois caminhões, dois tratores e uma camioneta. Hoje (terça) retiramos o lixo mais grosso, após o feriado retornaremos e a previsão é de que finalmente na sexta-feira consigamos colocar a limpeza em dia”, diz Antônio Carlos Ferreira (Gaúcho), coordenador dos trabalhos pela Secretaria de Serviços Públicos. De acordo com ele, a limpeza nos parques e praças municipais é realizada de forma gradativa. O material recolhido é levado para o pátio municipal de máquinas onde passa por uma triagem e tem o correto descarte ambiental.

Reforço – Na próxima semana, o serviço de conservação do Parque Municipal Jaboti deverá ganhar o reforço do Corpo de Bombeiros. “Estamos em contato com o comando e está quase tudo certo para que seja realizada uma ação conjunta com a prefeitura, onde os bombeiros, com ajuda de um bote, vão realizar atividades de limpeza junto às margens do lago, inclusive com mergulhos”, informa Garcia Baganha, supervisão municipal dos trabalhos.

A degradação de parques e outras áreas ambientais deve ser denunciada às autoridades. “Espero que os causadores coloquem a mão da consciência e deixem de cometer este tipo de ato. Temos que cuidar do nosso meio ambiente”, conclui Garcia Baganha. O telefone de contato com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, que age em denúncias de dano ao meio ambiente, é o 3423-0142.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana