Carregando...

Alerta!

logo Passeata leva a uma reflexão sobre o suicídio em Apucarana - Notícias - AN Notícias Passeata leva a uma reflexão sobre o suicídio em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 17 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Morte de Benjamin Franklin - Dia de São Roberto - Dia do Judô - Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária -
28/08/2018 02h38

Passeata leva a uma reflexão sobre o suicídio em ApucaranaA mobilização contou com cerca de 400 pessoas, entre membros da comunidade religiosa, representantes da Prefeitura e demais entidades apoiadoras

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Centenas de pessoas participaram, na manhã de sábado, em Apucarana da passeata “Quebrando o Silêncio”, promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. O evento conta com o apoio de diversas instituições e entidades, entre as quais a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, esteve no ato, acompanhado pela secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, e pelo secretário da Fazenda, Marcello Machado.

A passeata contou, segundo estimativa da organização, com cerca de 400 pessoas entre membros da comunidade religiosa e representantes da Prefeitura de Apucarana. Após percorrerem a Avenida Curitiba, os participantes se reuniram no Platô da Praça Rui Barbosa.

Realizado todos os anos pela Igreja, o evento é um convite à reflexão a respeito de temas que preocupam a sociedade. Em anos anteriores foram abordados temas como exploração e abuso sexual, dependência química e violência doméstica. Em 2018, o tema escolhido foi suicídio.

Beto Preto salienta que pessoas que tentam o suicídio dão demonstrações prévias e quem está próximo deve estar atento. “Algumas atitudes mostram que elas necessitam de um atendimento especializado. É muito importante acolher essas pessoas e encaminhar para a rede de serviços, como o Departamento de Saúde Mental, o Centro de Atenção à Mulher (CAM) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs)”, cita Beto Preto.

A secretária da Mulher e Assuntos da Família afirma que a violência doméstica e a depressão podem levar a tentativas de suicídio. “Nós apoiamos a campanha porque a violência doméstica está atrelada ao suicídio, assim como a depressão. Ambos podem levar a um quadro mental de desordem e que, numa situação extrema, pode culminar na prática deste ato. É um problema de saúde pública e a pessoa que está nesta situação necessita de ajuda especializada”, pontua Denise.

O pastor Denis Machado destaca que apesar do suicídio ser um problema de ordem de saúde pública, que necessita de ajuda profissional, a Igreja tem um importante papel a cumprir. “Nós também queremos servir de apoio a essas pessoas que estão em sofrimento”, comenta, acrescentando a temática é tratada, através de material didático, dentro das instituições adventistas de ensino, nas escolas de pais e também em palestras.

A campanha “Quebrando o Silêncio” é desenvolvida durante todo o ano  pela Igreja Adventista em oito países com tema único, ações de conscientização e a passeata. O objetivo é, inclusive, gerar mobilizações, pedidos de ajuda ou denúncias.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana