Carregando...

Alerta!

logo Pedro Preto falou com exclusividade com o AN sobre audiência com a Comissão da Verdade - Notícias - AN Notícias Pedro Preto falou com exclusividade com o AN sobre audiência com a Comissão da Verdade - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

03/08/2013 09h27

Pedro Preto falou com exclusividade com o AN sobre audiência com a Comissão da VerdadeComissão da Verdade estará em Apucarana na próxima semana e irá ouvir Pedro Preto

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Pai do Prefeito de Apucarana Beto Preto (PT) senhor Pedro Preto, 74 anos, falou com exclusividade com o site e Jornal AN Notícias sobre a audiência pública que terá na próxima semana no Cine Teatro Fênix com a Comissão da Verdade.
 
A audiência está marcada para os dias 05 e 06 de Agosto e provavelmente ouvirá mais de 30 testemunhas que viveram e foram vítimas da ditadura militar no Brasil.
 
Pedro Preto que foi um dos políticos de nossa cidade num passado recente, disse ao AN Notícias que foi preso na ditadura militar e só não foi torturado, porque conhecia o seu torturador na época.
 
Ouça como foi a vivência e experiência que Pedro Preto adquiriu na ditadura militar, onde milhares de jovens militantes foram mortos e torturados pelas forças armadas do país, e até desaparecidos tivemos com a época da ditadura.
 
Está será a segunda audiência pública da Comissão da Verdade do Paraná.
 
O que é Comissão da Verdade: Comissão Nacional da Verdade é o nome de uma comissão brasileira que visa investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 19461988 no Brasil por agentes do estado.
 
 Essa comissão será formada por sete membros nomeados pela presidente do Brasil Dilma Rousseff e catorze auxiliares, que atuarão durante dois anos, sendo que no final desse período, publicarão um relatório dos principais achados, que poderá ser público ou poderá ser enviado apenas para o presidente da república ou o ministro da defesa. A lei que a institui foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 18 de novembro de 2011 e foi instalada oficialmente em 16 de maio de 2012.
 
A comissão terá o direito de convocar vítimas ou acusados das violações para depoimentos, ainda que a convocação não tenha caráter obrigatório e também a ver todos os arquivos do poder público sobre o período, mas não terá o poder de punir ou recomendar que acusados de violar direitos humanos sejam punidos. A comissão deverá colaborar com as instâncias do poder público para a apuração de violação de direitos humanos, além de enviar aos órgãos públicos competentes dados que possam auxiliar na identificação de restos mortais de desaparecidos. Também identificará os locais, estruturas, instituições e circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos e também eventuais ramificações na sociedade e nos aparelhos estatais. 
Fonte: AN Notícias