Carregando...

Alerta!

logo Pequenos empreendedores de Apucarana aperfeiçoam capacitação gerencial - Notícias - AN Notícias Pequenos empreendedores de Apucarana aperfeiçoam capacitação gerencial - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 16 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Dieta - Dia Nacional da Voz -
25/11/2017 04h03

Pequenos empreendedores de Apucarana aperfeiçoam capacitação gerencialO programa Bom Negócio Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), juntamente com a Prefeitura de Apucarana, realizou na noite desta quinta-feira (23/11) a entrega de certificados de conclusão de mais um curso de capacitação gerencial do Programa Bom Negócio Paraná (PNBPR). Nesta turma, a décima promovida em Apucarana, foram certificados 64 alunos, totalizando 428 empreendedores capacitados desde 2013.

A solenidade contou com a presença do diretor de Mercado e Relações Institucionais do Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly, da consultora do Programa Bom Negócio Paraná, Cecília Werneck, da agente de Crédito e Desenvolvimento e responsável pela Sala do Empreendedor de Apucarana, Leila Barbosa Tonelli, do coordenador do PBNP, Jean Marcelo de Arruda Soato, do assessor técnico do campus da Unespar/Apucarana, professor Vanderley Ceranto, do diretor de Compras e Licitações da Prefeitura de Apucarana, Márcio Cézar Pereira de Lima, entre outras autoridades. “O incentivo à formalização e capacitação de nossos micro e pequenos empreendedores é parte integrante da política municipal da gestão do prefeito Beto Preto, e o Governo do Paraná tem estado sempre presente no município com o Bom Negócio, contribuindo com esses objetivos”, disse Leila Tonelli, da Sala do Empreendedor de Apucarana. Ela lembra que quem obtém certificações junto ao Bom Negócio têm acesso a créditos com juros menores que os praticados pelo mercado bancário tradicional.

O conteúdo do curso de capacitação gerencial teve início em setembro e foi voltado tanto para empreendedores que já estão em atividade quanto para aqueles que pretendem abrir negócio. As atividades, oferecidas gratuitamente, aconteceram três vezes por semana nas dependências do Polo UAB de Apucarana e abordaram gestão financeira, comercial, de pessoas, de negócios e estratégica, além de ter módulos sobre precificação, fluxo de caixa, marketing e atendimento. “Também foi promovido um módulo especial que ensinou os empreendedores a participar de processos licitatórios abertos por órgãos públicos”, destacou a agente de crédito de Apucarana. De acordo com Leila Tonelli, Apucarana é o único município do Paraná a contar com este módulo, que é fruto de parceria com a prefeitura. “Os alunos têm a oportunidade de receber orientações valiosas por parte de profissionais do município e até participam de um pregão eletrônico simulado”, detalha Leila Tonelli.

O programa Bom Negócio Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e, em Apucarana, conta com a parceria da Unespar, do Fomento Paraná e da Prefeitura. A consultora do programa, Cecília Werneck, destaca o comprometimento dos participantes. “Foi um grande privilégio ter ministrado as aulas para esta turma tão comprometida e com sede de conhecimento”, disse.

Durante a formatura da décima turma do programa em Apucarana, foi destacado o crescimento da participação das mulheres. “Na primeira turma, em 2013, os homens eram 82,22%. Nesta décima turma, o público feminino ultrapassou, representando 50,77% dos participantes. Um dado que revela a inserção positiva das mulheres no universo do empreendedorismo, de que estão buscando formalização e capacitação para seus negócios”, analisou Leila Tonelli, responsável pela Sala do Empreendedor de Apucarana.

Serviço: Mais informações sobre novos cursos oferecidos com parceria da Sala do Empreendedor a micro e pequenos empresários podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, pelo telefone 3423-3028.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana