Carregando...

Alerta!

logo Polêmica: novo Plano diretor foca na atração de empreendimentos  - Notícias - AN Notícias Polêmica: novo Plano diretor foca na atração de empreendimentos - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
31/10/2014 04h24

Polêmica: novo Plano diretor foca na atração de empreendimentos Mudanças propostas também devem resultar em valorização imobiliária, diz Prefeitura

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Ao participar da audiência pública sobre o Plano Diretor, que reuniu um público com mais de cem pessoas ontem na Câmara Municipal, o prefeito Beto Preto destacou que o principal foco das alterações propostas pela equipe da prefeitura é criar condições para dar início a um novo ciclo de investimentos no município. Na análise de Beto Preto, a audiência pública atendeu ao propósito de abrir a discussão a toda comunidade e chamou a atenção do público para um importante aspecto sobre a discussão daquela noite.

“Essa revisão no plano diretor vai mudar radicalmente a questão da valorização imobiliária. Nós precisamos avançar na abertura de oportunidades para novos investimentos em Apucarana e para isso é necessário tornar nossa planta urbana atrativa aos investidores”, destacou. “A cidade tem potencial e característica de crescimento no Norte do Paraná. Essa é a oportunidade de retomarmos as possibilidades de investimentos. Este é o segredo do nosso plano diretor. Ele é atrativo, aberto, democrático que possibilita investimentos. Desde o começo tivemos o cuidado de não fazer essa proposta apenas dentro de gabinete, mas que fosse fruto de discussão. Este é o momento de avançar”, defendeu Beto Preto.

Na audiência pública, o vice-prefeito, engenheiro Júnior da Femac fez por quase duas horas uma detalhada explanação das propostas alterações do novo plano diretor do município. A importância do tema para sociedade apucaranense pôde ser medida durante o espaço aberto a participação popular, com questionamentos e sugestões sobre o que foi planejado até o momento para leis que regem o desenvolvimento do município.

As observações apontadas por representantes de vários segmentos da sociedade, como das construtoras, imobiliaristas, engenheiros, arquitetos e populares passam agora por uma análise técnica da equipe da prefeitura. O próximo passo é formatar o projeto de lei da revisão do Plano Diretor que será remetido à Câmara, onde será discutido e votado em três sessões.

Durante a audiência pública foram apresentadas as novas leis que compõem o Plano Diretor com as suas alterações. Entre elas estão a Lei de Zoneamento Urbano, Lei do Perímetro Urbano, Código de Obras, Lei do Sistema Viário e Lei do Parcelamento do Solo. Junior da Femac destacou, no contexto da audiência pública, a definição de novas áreas para verticalização da construção civil, visando maior ocupação urbana. “Também discutimos a redefinição do perímetro urbano, que pode viabilizar o recebimento de mais recursos da União e do Estado”, assinalou Junior, lembrando ainda da definição de áreas para pequenas empresas, “o que pode permitir um processo mais eficaz, visando trazer para a formalidade um significativo número de facções de bonés e confecções”.

Segundo Junior da Femac, a previsão de encaminhamento para o legislativo do projeto do novo plano diretor é para a próxima semana. “A votação acontece ainda neste ano. Esperamos que seja aprovado para que a partir de 2015 possamos ter um novo momento de oportunidades em Apucarana. O Plano Diretor é um importante norteador de desenvolvimento e há algum tempo necessitava de uma atualização”, afirmou.

A revisão do plano diretor de Apucarana vem sendo discutido há um ano, com cinco reuniões internas, duas reuniões técnicas setorizadas – com construtoras, engenheiros, arquitetos e imobiliaristas – e duas audiências públicas.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana