Carregando...

Alerta!

logo Polêmica: Prefeitura reabre trecho da “Osório Ribas” em Apucarana - Notícias - AN Notícias Polêmica: Prefeitura reabre trecho da “Osório Ribas” em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

25/03/2015 12h22

Polêmica: Prefeitura reabre trecho da “Osório Ribas” em ApucaranaTrecho da rua que abrigava o quarteirão as água voltará a ter duas pistas para tráfegoe estacionamento

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Depois de inúmeras reclamações de comerciantes, lojistas, prestadores de serviços e também de pedestres em relação ao “Quarteirão das Águas” em Apucarana, o complexo de chafarizes instalado na Rua Osório Ribas de Paula, no centro da cidade, começou a ser retirado deste local, na manhã de sábado.

Operários da Secretaria de Obras, utilizando uma pá-carregadeira e caminhões removeram as fontes. Já os equipamentos serão reinstalados em outro logradouro público, após revisão de manutenção. As árvores ornamentais estão sendo replantadas no Parque dos 70 Anos, na região do Jaboti.  

No local, a prefeitura irá reabrir galerias, reconstruir as calçadas, meio-fio e mais uma pista de rodagem de veículos, além de abrir mais vagas de estacionamento. 

O prefeito Beto Preto justifica que, apesar do dinheiro investido na construção da estrutura, a retirada era necessária, pois a obra estava condenada, com infiltrações e erosões. “Nosso objetivo não é destruir nada e sim construir soluções. Uma cidade com o tamanho de Apucarana precisa de fluxo no trânsito e a retirada dos chafarizes vai proporcionar isso, sem prejudicar o espaço do pedestre”, explica o prefeito.

Ele diz ainda que apesar do alto investimento para a época, a obra não incluiu uma reestruturação da iluminação do entorno e nem medidas que evitassem infiltrações. “Antes de instalar essa obra, não houve consulta ou discussão com as pessoas, sobretudo com os comerciantes, prestadores de serviço, motoristas e transeuntes que usavam esse espaço da cidade para o seu trabalho ou para se locomover”, avalia o prefeito, assinalando também que o quarteirão das águas criou um grave afunilamento do tráfego que sai da Praça Rui Barbosa. “Diante de todos estes argumentos e ponderações dos munícipes foi preciso assumir uma postura em relação a esta complicada situação, na área central da cidade”, concluiu.

Comerciantes exigiam retirada

De acordo com o secretário Herivelto Moreno, a obra foi considerada de mau gosto por comerciantes do local e gera polêmica desde que foi inaugurada em 2008, com investimento de R$ 378 mil. Nunca houve uma convivência harmônica dos tanques e chafarizes com os lojistas e profissionais liberais instalados neste trecho da Rua Osório Ribas de Paula.

O mesmo ocorreu com relação aos pedestres, que sempre reclamavam da obstrução da via e até de serem atingidos por jatos de água. Outras reclamações foram feitas em várias ocasiões, por constantes problemas nos equipamentos, mau cheiro da água e pelo vandalismo promovido por moradores de rua.

Desde o fim de 2014, comerciantes ameaçavam entrar na justiça para pedir a retirada do complexo de fontes, que não funcionava e vinha causando infiltrações e acúmulo de água parada. 
O síndico do Condomínio Centro Comercial, vizinho ao “Quarteirão das Águas”, o advogado e líder dos comerciantes da região, Ida Hiroyoshi, afirma que desde que os chafarizes foram instalados - ocupando quase a totalidade da calçada -, o movimento no comércio caiu 60%. “A obra foi mal projetada e feita às pressas e infiltrações já estavam comprometendo a estrutura do nosso edifício. Ela só serviu para espantar a clientela. Finalmente nossas reivindicações estão sendo atendidas e a fonte está sendo retirada. Agora vamos pleitear um estacionamento com vagas transversais para otimizar o espaço”, relata o advogado.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana