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Apucarana, 20 de Maio de 2019

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12/03/2019 11h11

Polícia Militar lança versão do APP 190 - Emergência Paraná Em Apucarana lançamento foi nesta manhã de terça-feira (12)

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Na manhã desta segunda-feira (11/02), a Polícia Militar do Paraná lançou o APP 190 – Emergência Paraná para o sistema iOS e também divulgou um balanço dos quatro meses de funcionamento do aplicativo, que está em uso em Curitiba e Região Metropolitana na versão para Android, lançada no início de outubro do ano passado. Cerca de 17 mil pessoas (sendo 83 com deficiência auditiva) já baixaram a ferramenta que busca agilizar o atendimento ao cidadão, acompanhando a evolução tecnológica.

“O aperfeiçoamento do aplicativo para o sistema iOS e os dados confirmam a política pública do governador em ter uma polícia de conectividade e com interação maior com a população paranaense. Por meio desta ferramenta, por exemplo, uma pessoa com deficiência fonoaudiólogica consegue interagir com a Polícia Militar, sem precisar de uma terceira pessoa com a capacidade de fala e audição para intermediar.

Todos os outros cidadãos que usam o aplicativo também têm facilidade no repasse de informações, interação e agilidade, além do acompanhamento da ocorrência em tempo real”, destaca o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.Um comparativo de outubro a dezembro dos anos 2017 e 2018 e de janeiro de 2018 e 2019 aponta que houve redução no número de ligações recebidas pelo telefone de emergência 190 e também de ocorrências geradas após lançamento do aplicativo nas áreas atendidas, no dia 02 de outubro do ano passado. Além disso, em todo o período de funcionamento não houve trote ao 190 via aplicativo.

“Essas reduções devem-se ao fato de o solicitante entrar em contato uma vez só com a PM via aplicativo, após isso monitora sua ocorrência e vai conversando com o atendente 190, não necessitando estabelecer novo contato como é pelo sistema tradicional [o telefone 190], ou seja, é preciso ligar a cada vez que quer algum feedback sobre a solicitação”, explica o integrante Central de Operações Policiais Militares (COPOM), capitão Claudio Prus.

NÚMEROS – Desde o início do funcionamento do aplicativo no sistema Android até o dia 02 de fevereiro foram registradas pela ferramenta 1.429 ocorrências (sendo 1.092 por perturbação do trabalho ou sossego alheio, 59 pediram abordagem de suspeitos, seguido por lesão corporal/violência doméstica [49], assim por diante).

O município que mais registrou ocorrências via aplicativo foi Curitiba com 976, depois Colombo com 92 e depois São José dos Pinhais com 81, seguidos por outros 13.Se comparados os meses de outubro de 2017 e outubro 2018 houve redução de 12% no número de ligações recebidas pelo 190 e também de 12% no de ocorrências geradas. Isto é, caiu de 141.509 para 124.550 o número de ligações e de 32.102 para 28.405 o de ocorrências geradas. Se comparados o mês seguinte de cada ano, a redução foi de 11% para ligações recebidas (caiu de 147.234 para 131.131) e de 10% para ocorrências geradas (desceu de 33.077 para 29.700).A maior redução, porém, foi registrada no comparativo dos meses de dezembro em relação ao número de ligações recebidas, ou seja, caiu de 156.093 para 128.782 (-17%).

Já a redução do número de ocorrências geradas, na análise deste mês, foi de apenas 4% (caiu de 34.912 para 33.672). Para comparar os meses de janeiro, foram avaliados os períodos correspondentes dos anos de 2018 e 2019. O número de ligações caiu de 137.210 para 117.744 (-14%) enquanto as ocorrências geradas saíram de 31.256 para 31.052 (-1%). DOWNLOAD – A ferramenta foi idealizada pela PM e o projeto recebeu apoio técnico da Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e da Diretoria de Pessoal (DP) da Corporação.

As pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus celulares, desde que tenham o sistema operacional Android e, a partir de agora, também iOS. Após baixar o aplicativo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.“O aplicativo trouxe várias vantagens ao cidadão e é mais uma ferramenta oferecida que trabalha juntamente com o número de emergência 190”, descreve Prus.
Fonte: AN Notícias com AEN-PR

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