Carregando...

Alerta!

logo Polícia Militar recebe módulo móvel para atuação nos bairros  - Notícias - AN Notícias Polícia Militar recebe módulo móvel para atuação nos bairros - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

18/10/2014 04h27

Polícia Militar recebe módulo móvel para atuação nos bairros O veículo van será usado como base do sistema operacional e contará com computador com acesso à internet, mesas de trabalho para os policiais e cadeiras de espera

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Apucarana foi contemplada com um dos 116 módulos móveis que foram adquiridos e estão sendo distribuídos pelo governo do Paraná. Em solenidade realizada na Praça Rui Barbosa, nesta sexta-feira (17/10), o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apresentou a unidade. O conjunto é formado por uma van adaptada, mais uma viatura e duas motos que atuarão em bairros e distritos.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, foi representado no ato pelo procurador jurídico do Município, Paulo Vital. Também estiveram presentes o tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira, comandante do 10º BPM, Claudemar Carvalho, chefe da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), e os vereadores José Airton Deco de Araújo e Gilberto Cordeiro de Lima, além de representantes  do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) e do Corpo de Bombeiros.

O procurador jurídico do Município destacou o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, citando recente estudo feito apontando que Apucarana obteve a segunda maior redução no índice de criminalidade no Estado, comparando-se o primeiro semestre de 2013 com o mesmo período de 2014. “Em Apucarana a polícia está efetivamente nas ruas e o módulo móvel vai facilitar a vida do cidadão. Com a descentralização dos serviços, as pessoas poderão registrar o BO, fazer sugestões e reclamações nas unidades itinerantes que vão o percorrer os bairros e distritos”, frisa Paulo Vital.

De acordo com tenente-coronel Aimoré, o veículo van será usado como base do sistema operacional e contará com computador com acesso à internet, mesas de trabalho para os policiais e cadeiras de espera para a população. “Junto irá toda uma estrutura de policiamento, com o objetivo de fazer a saturação de bairros que registram altos índices de criminalidade, com a realização de blitz, bloqueios e abordagens”, explica.

O módulo móvel possui um gerador de energia elétrica que, junto com o acesso à internet, garantirá maior autonomia. “É uma ação que faz parte do Programa Paraná Seguro, do Governo do Estado, e que  visa aproximar a polícia dos moradores e facilitar o acesso à segurança”, assinala, observando ainda que a unidade também vai agilizar a ação dos PMs, que não precisarão se deslocar até uma delegacia para fazer os registros das ocorrências.

Inicialmente, o módulo móvel vai atender Apucarana e cidades da região. “Vamos atuar em grandes eventos que acontecem nas cidades próximas, como nas festas de Rio Bom, Cambira, Marilândia do Sul e Mauá da Serra”, exemplifica Aimoré, informando ainda que existe a possibilidade da destinação de mais uma unidade deste tipo, em 2015, para o 10º BPM e que atenderá a companhia de Jandaia do Sul.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana