Carregando...

Alerta!

logo Pós-doutora em Urbanismo palestra durante conferência em Apucarana - Notícias - AN Notícias Pós-doutora em Urbanismo palestra durante conferência em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
16/05/2016 04h27

Pós-doutora em Urbanismo palestra durante conferência em ApucaranaEvento terá como tema central “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A socióloga e coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo Região Metropolitana de Maringá/UEM, Profa. Dra. Ana Lúcia Rodrigues, será a principal palestrante da 6ª Conferência Municipal das Cidades em Apucarana.

O evento, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), acontece nesta sexta-feira e sábado (20 e 21/05), nas dependências do campus local da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), tendo como tema central “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

A palestra magna será às 20h30 de sexta-feira. O prefeito Beto Preto destaca que além de docente na graduação e pós-graduação na UEM, Dra. Ana Lúcia Rodrigues atua na pesquisa, assessoria aos movimentos sociais e na implementação de Políticas Urbanas e Metropolitanas junto ao Observatório das Metrópoles.

“Trata-se de uma especialista no assunto, que certamente passará importantes conhecimentos para nossa comunidade através da palestra dentro da 6ª Conferência Municipal das Cidades. Com um vasto currículo acadêmico e profissional, ela é pesquisadora em diversas áreas e pós-doutora em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).”, assinalou o prefeito.

Além de atuação como pesquisadora visitante no IPEA (2012), no projeto Estudos das Regiões Metropolitanas do Brasil, Dra. Ana Lúcia acumula experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia Urbana, Planejamento Urbano e Regional e Políticas Públicas, nos temas: metropolização brasileira; questão urbana; desigualdade associada à segregação socioespacial e à criminalidade e violência; política urbana; planejamento urbano/regional/metropolitano; Região Metropolitana de Maringá.

O prefeito Beto Preto e o vice-prefeito Júnior da Femac, coordenador da conferência municipal, convidam toda a sociedade para prestigiar a palestra e a conferência. Ele lembra que o evento tem início às 19 horas desta sexta-feira (20/05) e segue até às 22h30. No sábado (21/05), as atividades serão retomadas às 8 horas e seguem até às 17 horas. “Já realizamos as pré-conferências setorizadas, que elegeram delegados para estarem presentes na conferência, mas o evento é aberto a toda sociedade, pessoas interessadas em colaborar com o desenvolvimento local”, assinala Júnior. Ele frisa a sexta-feira será marcada pela palestra magna e pela apresentação do regimento e metodologia da conferência. “Já o segundo dia, no sábado, será de debates em grupos, plenária deliberativa de propostas e eleição dos delegados que vão representar Apucarana durante a conferência estadual e dos conselheiros que vão compor o Conselho Municipal da Cidade”, revela o vice-prefeito.

Currículo – Além de pós-doutora em Urbanismo pela FAU/USP (2008), a palestrante Ana Lúcia Rodrigues é doutora em Ciências Sociais - Sociologia (2004) e mestre em Filosofia (1996) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP com graduação em Ciências Sociais. Professora Associada na Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Departamento de Ciências Sociais, coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e coordenadora do Observatório das Metrópoles - Núcleo Região Metropolitana de Maringá, membro do Comitê Gestor do INCT/CNPq - Observatório das Metrópoles. Professora dos Programas de pós-graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas e dos cursos de graduação em Ciências Sociais e em Arquitetura e Urbanismo.
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana