Carregando...

Alerta!

logo Pré-aprendizagem já encaminha jovens para o mercado de trabalho - Notícias - AN Notícias Pré-aprendizagem já encaminha jovens para o mercado de trabalho - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

16/06/2016 04h35

Pré-aprendizagem já encaminha jovens para o mercado de trabalhoO encaminhamento para entrevistas de emprego é feito por intermédio de entidades homologadas junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Em apenas 30 dias de atividades, o Programa Pré Aprendizagem - da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Apucarana - já encaminhou 64 jovens, com idades que vão de 14 a 22 anos, para entrevistas de emprego.

Destes, 11 já conseguiram colocação profissional com carteira de trabalho assinada e todos os direitos trabalhistas previstos na Lei Nacional do Aprendiz. Um balanço das atividades desenvolvidas até o momento foi repassado nesta quarta-feira (15/06) ao prefeito Beto Preto, que realizou uma visita aos alunos.

Contando com 120 jovens, divididos em quatro turmas, a maioria dos participantes busca capacitação para conquista do primeiro emprego. Com 14 anos, Alisson Henrique da Conceição, sonha em atuar na área administrativa. “Muito bom esta oportunidade aberta pela prefeitura, estou vendo ótimos ensinamentos. Aqui a gente consegue definir melhor o quer da vida”, disse. 

Já tendo concluído o ensino médio, Willian de Souza Ramos, de 20 anos, conta que está buscando colocação no mercado de trabalho para poder fazer uma faculdade. “Minha vocação é na área de sistema de computadores e uma vez conquistando um emprego usarei os recursos para pagar a faculdade. Já aprendi várias coisas aqui no programa, como por exemplo, a maneira correta de se comportar em uma entrevista. Está valendo muito a pena”, testemunhou o aluno. 

David Melo Gonçalves, de 15 anos, foca em duas profissões como possibilidade. “Penso em seguir ou a carreira militar ou agronomia e sei que para conseguir tenho que me preparar muito, em nível bem acima dos demais (concorrentes), por isto estou achando muito interessante este programa da prefeitura, aprendendo muita coisa aplicável no mercado de trabalho. Está sendo muito bom, recomendo”, relatou.

O encaminhamento para entrevistas de emprego, junto empresas que ofertam vagas para “menor aprendiz”, é feito por intermédio de entidades apucaranenses homologadas junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No momento da visita do prefeito Beto Preto, duas turmas estavam em sala de aula. Uma recebia palestra sobre o “combate às drogas”, com profissional do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM) e outra turma recebia instruções de membro do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), sobre as funções e carreira no Exército Brasileiro. 

“Quero parabenizar e agradecer a cada jovem inscrito por acreditar nos objetivos deste programa, que visa capacitar para que as primeiras portas profissionais sejam abertas. Apucarana tem importantes empresas e quando cada um aqui conquistar seu primeiro emprego certamente dará um grande salto de qualidade de vida. Vocês estão aqui, ao contrário de muitos de seus amigos, e com certeza terão maior aprendizado e condições de fazer a diferença quando ingressarem no mercado de trabalho”, salientou o prefeito Beto Preto. Ele destacou ainda a busca municipal por parceiros. “Nossa equipe está diariamente em contato com empresas buscando as vagas para vocês”, concluiu.

O programa Pré Aprendizagem é desenvolvido nas instalações do Centro de Qualificação Total e a previsão é de que as primeiras turmas sejam formadas no mês de setembro. Com conteúdo focado na capacitação socioeducativa e preparação para o mercado de trabalho, a iniciativa da Prefeitura de Apucarana oferece como disciplinas: Empregabilidade e o mercado de trabalho; Comportamento e ética profissional; Comunicação eficaz na língua portuguesa; Segurança do trabalho; Fundamentos de matemática; e Informática básica (Word, Excel, Internet e Outlook). 

“Em uma época onde a recolocação no mercado está cada vez mais difícil, a conquista do primeiro emprego fica praticamente impossível se o jovem não tiver um auxílio, ficar caminhando sozinho. E é este o valor deste programa, que tem como grande incentivador e apoiador o prefeito Beto Preto. O “Pré Aprendizagem” ajuda a abrir este espaço de empregabilidade da nossa juventude. É a mão forte do poder público municipal caminhando junto com quem busca seu lugar no mercado de trabalho”, disse Miguel Luiz Vilas Boas, diretor do programa Pré Aprendizagem.

Serviço: Os interessados em participar de novas turmas do “Pré Aprendizagem” devem procurar o Centro de Qualificação Total, na Rua Ouro Verde, 300, Jardim América, ou ligar no telefone 3426-7241.


 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana