Carregando...

Alerta!

logo Prefeitura atende usuários em relação à estrutura de UBS´s em Apucarana - Notícias - AN Notícias Prefeitura atende usuários em relação à estrutura de UBS´s em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

26/05/2018 22h27

Prefeitura atende usuários em relação à estrutura de UBS´s em ApucaranaEm assembleias, moradores do Marcos Freire optaram por reforma. Já no Adriano Correia decidiram por um novo prédio

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) promoveu assembleias nesta semana, para debater e decidir sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Núcleo Marcos Freire e Adriano Correia. “Mantemos a nossa linha de gestão participativa, consultando e respeitando os interesses e reivindicações dos munícipes”, argumenta o prefeito Beto Preto, reiterando que irá respeitar o que decidiram os usuários da saúde pública.

Dentro de um pacote de obras de reformas e ampliações nas 34 UBSs de Apucarana, que o prefeito Beto Preto anunciou recentemente, existem algumas situações em que estão sendo colocadas  para população decidir se optam pela reforma ou pela construção do novo prédio para a unidade de saúde.

 

REFORMA E AMPLIAÇÃO – A primeira assembleia aconteceu na terça-feira, no Centro Comunitário do Núcleo Habitacional Marcos Freire, ocasião em que a população decidiu em assembléia pela reforma e ampliação do atual prédio da UBS Júlia Renczkowski.

Na pauta da reunião, proposta pela administração municipal, foram apresentadas duas alternativas para o futuro da unidade do bairro. Uma das opções era pela manutenção e ampliação da atual estrutura da UBS, com a necessidade de utilizar parte do terreno do centro comunitário que fica nos fundos da unidade de saúde.

Na ocasião, os moradores do bairro manifestaram a importância do centro comunitário para realização de várias atividades da comunidade. Porém, aceitaram mudanças na área que dá acesso aquele espaço público o que permite a ampliar da UBS no espaço lateral e não pela parte do fundo.

A segunda alternativa, que foi descartada em votação aberta, seria pela desativação da UBS, que passaria a ser absorvida pela UBS Maria do Café, localizada no Jardim Ponta Grossa. A intenção, de acordo com a AMS seria pela implantação de uma grande unidade na UBS Maria do Café, mais equipada e com mais profissionais.

A exemplo do que a administração pretende implantar em outras cinco unidades de saúde, o atendimento da UBS Maria do Café se estenderia até as 23 horas, com a oferta de profissionais pediatra e ginecologista diariamente.

Os moradores, no entanto, foram unânimes pela permanência da unidade de saúde no bairro. “Lutamos muito para ter essa UBS e abrir mão dela seria um retrocesso. Ficar sem ela seria como dar um passo para trás nas conquistas da nossa comunidade. Nossa UBS é sinônimo de conquista e de vitória”, argumentou uma das lideres da comunidade, Maria do Carmo da Silva. “Temos que valorizar a nossa comunidade”, complementou outra moradora, Lucia Carvalho.

O secretário chefe de gabinete, Laércio de Moraes,  frisou que a assembléia proposta no Marcos Freire faz parte do mandato participativo do prefeito Beto Preto. “Apresentamos os alternativas para comunidade e sua decisão é soberana e será respeitada. A população tem todo o direito de manifestar o que considera melhor para ela”, afirmou Moraes.

A reunião também teve a participação Superintendente da Atenção Básica da Autarquia de Saúde, Marcelo Viana de Castro;  a engenheira da AMS, Ana Karine Alves Vieira.

Novo prédio no Adriano Correia

Moradores do Núcleo Habitacional Adriano Correia decidiram em assembleia realizada na noite de sexta-feira (25), pela construção de um novo prédio para abrigar a Unidade Básica de Saúde (UBS), Joaquim Trizotti, daquele bairro.

Reunidos na Escola Municipal Plácido de Castro, usuários da UBS do Adriano Correia reconheceram – por unanimidade – que a reforma do atual prédio seria uma medida paliativa e que a melhor alternativa seria mesmo a construção de um novo prédio. A proposta apresentada pela gestão municipal seria a de construir a nova UBS num terreno ao lado do CMEI do bairro, que pertence ao município, ou um projeto para uma nova reforma nas atuais instalações da UBS.

Algumas considerações sobre a maior distância a percorrer por parte da população para ter acesso à nova unidade de saúde foram deixadas de lado, diante da oportunidade do bairro poder contar com uma infraestrutura moderna e mais ampla para seus atendimentos na área da saúde. “Em um novo local, a nossa UBS será mais ampla, podendo ampliar a oferta de atendimento. Acho uma excelente idéia da construção de uma nova UBS”, afirmou o morador Francisco José Vital.

A presidente da Associação dos Moradores do bairro e presidente do Conselho Local de Saúde, Maria Cota Filho, a exemplo dos moradores presentes na reunião se manifestou a favor da construção de uma UBS nova. “Um novo prédio vai dar mais conforto e proporcionar um atendimento melhor à população. A atual UBS já foi reformada duas vezes e novamente não está em boas condições”, argumentou Maria Cota.

Uma terceira proposta, apresentada pelo vereador Rodolfo Mota, morador do bairro, acabou sendo descartada pelos usuários. Ele defendia a construção de um novo prédio, ao lado da igreja, mas a área é de propriedade da Mitra diocesana.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana