Carregando...

Alerta!

logo Prefeitura de Apucarana divulga eleição do Conselho Tutelar - Notícias - AN Notícias Prefeitura de Apucarana divulga eleição do Conselho Tutelar - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Chimarrão e Churrasco - Dia de S. Fidelis - Dia do Agente de Viagem - Dia do Operador de Triagem e Dia do Boi -
02/10/2015 01h46

Prefeitura de Apucarana divulga eleição do Conselho TutelarOnze candidatos concorrem ao pleito neste domingo no polo da UAB

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Com o objetivo de informar e motivar os eleitores de Apucarana a comparecerem nas urnas no próximo domingo, o prefeito Beto Preto, a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, e 9 dos 11 candidatos ao pleito do órgão concederam hoje entrevista coletiva no salão nobre. Na ocasião, cada concorrente teve a oportunidade de se apresentar e falar das suas propostas, bem como divulgar seu número na cédula de votação.

O prefeito Beto Preto lembrou que todo eleitor de Apucarana tem direito a votar na escolha dos membros do conselho tutelar para gestão 2016/2019. “Na última eleição, em 2014, pouco mais de mil eleitores participaram. Por isso a importância da imprensa nos auxiliar nesta tarefa, divulgando até domingo quem são os 11 candidatos para ajudar o eleitor a fazer sua escolha”, disse Beto Preto.

A eleição do Conselho Tutelar de Apucarana vai acontecer neste domingo, dia 4 de outubro, no período das 8 às 17 horas, no polo de Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Praça Rui Barbosa. Neste dia serão escolhidos os cinco membros titulares e os cinco suplentes para o próximo quadriênio (2016/2019). “Queremos alertar sobre a necessidade de o eleitor levar, além do título, um documento com foto. No pleito passado tivemos muitos casos de pessoas que deixaram de votar por falta do documento. Somente o título de eleitor não dará direito ao voto”, enfatizou a secretária Márcia Regina de Souza.

Presidente da Comissão Especial Organizadora do Processo Seletivo, Caio Augusto Salinet, informa que a urna será manual e a apuração dos votos acontecerá logo após o encerramento da votação. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, os conselheiros tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do Poder Público. “Os conselheiros têm competência para aplicar medidas de proteção sempre que direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica”, explicou.

A secretária salienta ainda que 2015 marca o processo de escolha em data unificada em todo o País. “Antes, cada município realizava seu processo de escolha individualmente. Com a data unificada, espera-se maior participação da população no processo de escolha dos conselheiros, que terão um mandato de quatro anos”, finaliza. Mais informações podem ser obtidas no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (www.cmdcaapucarana.info).

Conheça os 11 candidatos da eleição do Conselho Tutelar:

Candidato 01 - Alexandre Machado da Silva - Professor e acadêmico de Serviço Social. Faz parte da atual gestão 2013/2015 do Conselho Tutelar

Candidata 018 - Amanda Ferreira Ruthes - Acadêmica de Pedagogia e trabalha no Colégio Platão

Candidato 019 - André dos Reis Avelar - Formação em Turismo e trabalha na Farmácia Primaveril

Candidata 013 - Cristiane Paes Camargo Rodrigues - Acadêmica de Serviço Social e trabalha no escritório regional

Candidato 04 - Fernando de Azevedo Vieira - Faz parte da atual gestão 2013/2015 do Conselho Tutelar

Candidato 08 - Iron Fernandes Pinto - Vice Diretor, diretor e professor por 20 anos em Colégio de Maringá e trabalha na Aliança Química.

Candidato 03 - Jean Chemounne Rech - Assistente Social. Faz parte da atual gestão 2013/2015 do Conselho Tutelar

Canditado 016 - Jessiane Sousa Barros Victor - Acadêmica de Direito e trabalha na 17ª SDP – PSS

Candidato 02 - Luci Aparecida Fernandes da Silva – Pedagoga. Conselheira Tutelar – suplente da gestão 2008/2010, assumiu no início de 2009.

Candidato 09 - Maria Estela Flora Bossato - Assistente Social e Conselheira Tutelar gestão 2009/2013

Candidato 014 -Naiara de Oliveira - Assistente Social e conselheira tutelar gestão 2010/2013, pediu para sair em 2012.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana