Carregando...

Alerta!

logo Prefeitura entrega reforma e ampliação da Escola Augusto Weyand - Notícias - AN Notícias Prefeitura entrega reforma e ampliação da Escola Augusto Weyand - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

20/06/2016 06h51

Prefeitura entrega reforma e ampliação da Escola Augusto WeyandInaugurado em 28 de fevereiro de 1991, o prédio escolar já se encontrava em condições precárias

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia de Educação, entregou na manhã de hoje (18/06) as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Augusto Weyand. A unidade fica situada à Rua Marcílio Dias, no Jardim Tibagi.

Inaugurado em 28 de fevereiro de 1991, o prédio escolar já se encontrava em condições precárias. A reforma abrangeu área de 698,12 m2 e a ampliação outros 274,22 m2. O montante investido totalizou R$ 659.744,51, com recursos do próprio município.

“Duas salas de aula estavam interditadas porque o telhado corria riscos de desabar, os banheiros apresentavam infiltrações e vazamentos, a fossa séptica não suportava a quantidade de alunos e as instalações elétricas necessitavam constantemente de reparos”, desabafou a diretora Telma Cielsiski. 

Entre as benfeitorias realizadas, as principais foram a construção de duas novas salas de aula; a ampliação do depósito de merenda e da área administrativa (secretaria, coordenação e direção); a implantação da central de gás; e a reforma das salas de aula, sala multifuncional, sala dos professores, cozinha e sanitários.

Todos os espaços foram adequados para atender as normas vigentes de segurança, higiene e acessibilidade preconizadas por órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Ministério da Educação.

Durante o ato de entrega das obras, os alunos da Escola Augusto Weyand apresentaram às autoridades e ao público uma paródia da música "Carrossel", tema da novela infantil de mesmo nome. "O nosso banheiro é limpinho e a nossa sala não tem mais goteira. A cozinha ganhou cara nova, é toda branquinha e a merenda gostosa. Os nossos professores têm mais condições para trabalhar. Assim fica bem mais gostoso viver, sonhar e se dedica," dizia a letra.

Na mesma direção, os pais de alunos também elogiaram os investimentos aplicados no prédio. "Foi uma transformação magnífica o que fizeram nesta escola. É muito bom comparar as fotos antigas com o que estamos vendo agora e perceber que a minha filha está sendo muito bem cuidada," afirmou Andréia Domingues Alves, mãe da aluna Maria Eduarda, do 4° ano.

A existência de um espaço físico adequado é pré-requisito para o desenvolvimento do ensino integral. "Os nossos alunos ficam nove horas diárias dentro das escolas, muito mais tempo do que permanecem acordados em casa. Por isso, necessitam de um ambiente que seja acolhedor para desenvolverem um aprendizado efetivo," explicou a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.

O prefeito Beto Preto ainda garantiu novas benfeitorias para unidade de ensino do Jardim Tibagi. "Nós pretendemos reformar a quadra coberta, construir um novo muro e colocar um portão, de tal modo que os funcionários possam estacionar seus carros dentro dos limites da escola. Isso tudo será providenciado no próximo pacote de obras. Investir em educação é o melhor que podemos fazer, pois com isso estamos investindo nos cidadãos do futuro."

Neto do patrono Augusto Weyand, o superintendente de Relações com a Comunidade da Prefeitura de Apucarana, Laércio de Moraes, destacou a contribuição de seu avô para a educação e o desenvolvimento municipal. "Em 1952, meu avô loteou vinte alqueires de sua propriedade que deram origem ao bairro da Vila Nova, e doou um terreno para a construção da primeira unidade de ensino desta região: a Escola Osvaldo Cruz. Nós ficamos emocionados de ver a escola que agora leva o seu nome ser totalmente reformada e ampliada," disse.

A Escola Municipal Augusto Weyand possui atualmente 196 alunos, matriculados na Educação Infantil (Pré I e Pré II) e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana