Carregando...

Alerta!

logo Prefeitura tem apoio da Acia na ação “Todos Contra a Dengue”  - Notícias - AN Notícias Prefeitura tem apoio da Acia na ação “Todos Contra a Dengue” - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
01/03/2020 03h46

Prefeitura tem apoio da Acia na ação “Todos Contra a Dengue” Mobilização une força do município com associações e entidades para o enfrentamento da doença

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O movimento “Todos Contra a Dengue”, realizado hoje na Praça Rui Barbosa pela prefeitura de Apucarana com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), resultou numa grande mobilização de alerta, de orientação e de combate a doença na cidade. Além de órgãos públicos municipais e estaduais das áreas da saúde, educação, agricultura, meio ambiente, assistência social e de segurança, participaram da ação entidades de classe, clubes de serviço instituições de ensino e representantes da sociedade civil organizada.

No período das 9 às 13 horas foram reforçadas junto à população as estratégias de enfrentamento do mosquito transmissor da doença. Foi realizada a distribuição de citronela, planta que afasta o mosquito transmissor da dengue; e de panfletos educativos; além de oficina de como eliminar as larvas e o mosquito da dengue.

“Estão sendo distribuídas quase mil mudas de citronela e ensinado, através de um Check List, de como em 10 minutos fazer a conferência completa da casa e dos vizinhos. Ainda está acontecendo oficinas para construir armadilhas para o mosquito, e orientação sobre quais produtos podemos usar para matar as larvas, entre outras ações”, detalha Jayme Leonel, presidente da Acia.

Além de expor cartazes sobre o tema dengue, alunos da Escola Municipal Braga Cortez, com o apoio da Guarda Municipal, realizaram uma blitz na área central da cidade, com distribuição de panfletos com orientações do combate a dengue.

O prefeito Junior da Femac afirma que o município vem desenvolvendo uma série de ações na luta contra a dengue como o recolhimento de cerca de 20 mil pneus através do ponto de coleta, localizado no IBC da Vila Nova. A Secretaria de Agricultura, por sua vez, distribui sementes de citronela e crotalária; os agentes de endemias fazem visitas constantes nas casas, a Autarquia de Serviços Funerários (Aserfa) elimina focos nos cemitérios e as crianças mantêm o pátio livre de água parada nas escolas, com orientações para praticar a mesma atitude em suas casas.

“Agora a ACIA vem se somar a este trabalho abrangente da prefeitura, mobilizando várias entidades. Literalmente estamos todos contra a dengue”, destaca o Junior da Femac.

“Tem vários municípios próximos passando por epidemias e gente morrendo por causa da dengue. Em nossa cidade a situação está controlada, mas devemos continuar agindo para que o pior não aconteça. Essa não é uma luta somente do poder público, mas de toda a cidade e que exige especialmente o engajamento da população”, reforça Junior da Femac.

Além do prefeito Junior da Femac e secretários municipais, a ação “Todos Contra a Dengue” teve a participação de Alltimar Carletto, chefe da 16ª Regional de Saúde e de Roberto Kaneta, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde.

A ação “Todos contra a Dengue” é uma realização da prefeitura e da Acia, com apoio e parceria das autarquias municipais de Educação, Saúde, da Agricultura, do Meio Ambiente, Mulher e Assuntos da Família, da Indústria e Comércio e da Assistência Social; Guarda Municipal; VISA; 16ª Regional de Saúde; Núcleo Regional de Educação; Sesc/Senac; Sivana; Sesi/Senai; lions clubes; rotary clubes; 10º BPM; Câmara da Mulher Empreendedora; Observatório Social e Fórum Desenvolve; Sebrae; Sivale; Siecap; Stivar; Futsal Apucarana; Sanepar e Alpes.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana