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Apucarana, 15 de Novembro de 2019

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11/09/2019 11h31

PROCON Apucarana orienta sobre renegociação de dívidasO período de renegociação iniciado nesta terça-feira (10/09) será encerrado no dia 30 de setembro

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A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Apucarana), em conjunto com o Procon Paraná e Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), está orientando pessoas e micro empreendedor individual (MEI), em situação de superendividamento, a renegociarem suas dívidas diretamente com os credores – instituições financeiras, empresas de telefonia, seguradores, planos de saúde, empresas aéreas, redes de lojas, entre outros setores. As negociações são inteiramente online, com o interessado devendo apresentar seu problema através da plataforma consumidor.gov.br, quando definirá login e senha para acompanhamento do procedimento.

Conforme o que ficou estabelecido, o período de renegociação iniciado nesta terça-feira (10/09) será encerrado no dia 30 de setembro. De acordo com o diretor do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, o objetivo principal é possibilitar ao consumidor e ao micro empreendedor individual um contato direto com o credor, apresentando sua demanda e tendo uma solução rápida. “Após o devedor finalizar o registro, o banco, instituição financeira ou outro segmento tem o prazo de 10 dias para lhe apresentar uma proposta ou resposta”, explica o diretor.

Na verificação aos números correspondentes a Apucarana na plataforma consumidor.gov.br, nos oito meses do ano há mais de 200 registros cadastrados e já respondidos pelos credores. “Na análise das planilhas mensais, mais de 81% dos registros apresentaram soluções, sendo a maioria no segmento de telefonia e 22% de bancos e instituições financeiras”, detalha o advogado. São percentuais expressivos, demonstrando a viabilidade da proposta, completa o diretor.

Além dos consumidores residentes em Apucarana, podem utilizar da plataforma os devedores de outras cidades da região. Salienta o diretor do Procon Apucarana é que um dos objetivos da proposta é possibilitar que pessoas das comunidades menores não precisem se deslocar a centros maiores realizar as negociações de dívidas junto a agências bancárias ou outras instituições financeiras.

Mais informações na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 1 ou pelos telefones 3425-2034 / 0800-643-6400.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

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