Carregando...

Alerta!

logo Professores da rede municipal visitam cidades históricas do Paraná - Notícias - AN Notícias Professores da rede municipal visitam cidades históricas do Paraná - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 18 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Mundial do Radioamador - Dia de Allan Kardec - Dia do Autor e do Editor - Dia do Livro Espírita e Dia Livro Infantil -
24/05/2016 04h27

Professores da rede municipal visitam cidades históricas do ParanáO passeio, realizado no último final de semana, faz parte do projeto pedagógico-cultural Viajando pelo Conhecimento, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação.

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Um grupo de 40 professores da rede municipal apucaranense desceu a Serra do Mar e visitou os principais pontos turísticos da capital paranaense Curitiba e das cidades históricas de Morretes e Antonina.

O passeio, realizado no último final de semana (de 19 a 21/05), faz parte do projeto pedagógico-cultural Viajando pelo Conhecimento, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação.
  Estiveram entre os locais percorridos pela caravana, formada em sua maioria por professores de turmas do 4º ano do ensino fundamental: o Jardim Botânico, os Centros Cívico e Histórico de Curitiba, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Teatro Guaíra, o trajeto ferroviário de Curitiba a Morretes, o Centro Histórico de Morretes e o Centro Histórico de Antonina.
  A Autarquia Municipal de Educação criou o projeto Viajando pelo Conhecimento por entender que a formação dos professores deve ser continuada e envolver cursos, palestras e atividades culturais complementares, trazendo experiências contextualizadas para o ambiente escolar.
  “Especificamente, o projeto visa dar aos nossos educadores a oportunidade de conhecerem importantes pontos turísticos e históricos, os quais possam ampliar seus conhecimentos e ajudá-los a desenvolver uma compreensão crítica da realidade, além de incentivá-los a trabalharem os conteúdos aprendidos nas viagens culturais de forma multidisciplinar com seus alunos,” detalhou a secretária de educação, professora Marli Fernandes. 
  O roteiro da viagem foi elaborado pela superintendente da AME, Neuzeli Lima, e acompanhado pelas coordenadoras pedagógicas Jussara Maria de Souza Maziero e Lucelene Rodrigues Faria Palogan. A programação levou em conta o fato de o currículo escolar do 4º ano contemplar o ensino da história e da geografia do Paraná.
  Além da construção do roteiro, a AME ofertou o transporte ao grupo de professores. Já as despesas com alimentação, passeios e hospedagem ficaram a cargo de cada participante.
  “Eu pretendo montar um vídeo ou uma apresentação em Power Point a partir das fotos que tiramos na viagem e mostrar aos meus alunos, expondo a eles detalhes da vegetação e do relevo paranaense e explicando como foi a construção da estrada de ferro e a sua importância para a economia no início do século vinte. As imagens trazidas pelos livros didáticos nem sempre são atualizadas,” disse Rosângela Bonifácio Volante, professora do 4º ano da Escola Municipal João Antonio Braga Côrtes.
  O projeto Viajando pelo Conhecimento ainda prevê, para o final do mês de junho, uma nova viagem aos municípios de Curitiba, Morretes e Antonina, desta vez voltada aos professores do 3º ano e para aqueles do 4º que não puderam ir nesta primeira data. Já em agosto, os docentes do 5º ano serão convidados a visitar as Cataratas do Iguaçu.     
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana