Carregando...

Alerta!

logo Projeto social viabiliza castração de animais em Apucarana  - Notícias - AN Notícias Projeto social viabiliza castração de animais em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

30/08/2015 05h43

Projeto social viabiliza castração de animais em Apucarana Chegam a 130 as castrações viabilizadas pelo projeto "Amigos do Bicho" somente neste ano junto à população sob a tutela do canil

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Mais 25 cachorras do Canil Municipal de Apucarana serão castradas neste domingo (30/08). A ação foi viabilizada pelo projeto social “Amigos do Bicho”, que com a bandeira “Castração ainda é a melhor solução contra o abandono”, vem conquistando diversas parcerias no sentido de promover a esterilização de cães e gatos em estado de abandono ou que estão abrigados junto ao canil.

Com a contribuição voluntária de pessoas, instituições públicas e empresas “amigas do bicho”, a iniciativa tem à frente a apucaranense Jaqueline Negreti. “O projeto conquistou as esterilizações de nossos animais junto ao hospital veterinário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que vai cobrar apenas uma taxa simbólica pelos procedimentos. São todas fêmeas, que assim que estiverem restabelecidas da cirurgia, estarão aptas à adoção”, informa o biólogo Luan Rafael da Silva, coordenador do canil da Prefeitura de Apucarana.

Com este mutirão, chegam a 130 as castrações viabilizadas pelo projeto somente neste ano junto à população sob a tutela do canil. “O trabalho que o “Amigos do Bicho” realiza vem crescendo ano a ano. Em 2013 foram 70 esterilizações, em 2014 foram cem e, neste ano, a meta é 150 castrações”, informa Luan. De acordo com ele, no tocante aos procedimentos junto aos animais do canil, o projeto social viabiliza as parcerias e as custas, e a prefeitura contribui com a logística e funcionários para transporte e acompanhamento dos animais que passam pelo procedimento. 

Segundo Jaqueline Negreti, o projeto foi criado tendo como pano de fundo a grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos. “E a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops e ONGs de proteção animal”, pontuou. Com relação ao mutirão de castração deste domingo, ela afirma que “o projeto jamais conseguiria realizá-lo sem o empenho e ajuda das empresas patrocinadoras, Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap), médicos veterinários da UEL, funcionários e voluntárias do Canil Municipal”.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem hoje uma população de 37 milhões de cães e 21 milhões de gatos. Além do controle populacional de cães e gatos, a castração apresenta inúmeras vantagens para a saúde do animal, entre elas: diminui o risco de doenças nas vias uterinas e previne o aparecimento de tumores de mama, útero, próstata e testículos; elimina a gravidez psicológica, que afeta algumas fêmeas após o término do cio e se caracteriza pelo inchaço das mamas (muitas vezes com edema), produção de colostro e irritabilidade excessiva; diminui o risco de fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;  ao acabar com o cio, elimina também algumas consequências inconvenientes, tais como sangramentos (nas fêmeas), os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem nos períodos de fertilidade; contribui para a redução e até a eliminação do hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável. O procedimento se trata de uma cirurgia simples, de baixo risco, que pode ser feita em todos os tipos de mamíferos, tanto nos machos quanto nas fêmeas.

O canal de contato com o projeto social “Amigos do Bicho”, por meio da rede social, é o https://www.facebook.com/amigosdobicho.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana