Carregando...

Alerta!

logo Projeto “Visita Guiada” de Apucarana é apresentado em congresso - Notícias - AN Notícias Projeto “Visita Guiada” de Apucarana é apresentado em congresso - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

27/07/2018 02h56

Projeto “Visita Guiada” de Apucarana é apresentado em congressoAção promove visita da gestante à maternidade: familiarização com a ambiente facilita a assistência na hora do parto

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Desenvolvido pela Escola a Gestante de Apucarana,  o projeto “Visita Guiada” de grávidas ao Hospital da Providência Materno Infantil está entre os trabalhos selecionados em todo o país para apresentação na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento começou na quarta-feira (25) e termina amanhã (27), em Belém (PA).

Apucarana está representada no congresso pelo diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, e a apresentação do projeto ficou a cargo da coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional da AMS, Francieli Nogueira Smanioto.

A “Mostra Brasil” divulga ações bem sucedidas de secretarias municipais de saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar o SUS que dá certo. É uma grande oportunidade de troca de experiências entre profissionais de saúde e gestores.

O projeto “Visita Guiada” de grávidas ao Hospital da Providência Materno Infantil começou a ser desenvolvido em 2015 pela Autarquia Municipal de Saúde, através da Escola da Gestante. A ação, no entanto, foi abraçada pelas enfermeiras obstetras do Programa de Residência Multiprofissional da AMS, que a partir de 2016 reforçaram a equipe que desenvolve o projeto.

Com a adesão espontânea das gestantes, as visitas guiadas à maternidade são antecedidas por orientações na Escola da Gestante sobre o processo de trabalho de parto, aleitamento e esclarecimentos de dúvidas. Com dia e horário agendado, sempre às sextas-feiras às 14 horas, e aos sábados pela manhã, a gestante e o acompanhante visitam a maternidade, fazendo o roteiro que será percorrido no dia do nascimento do bebê, conhecendo, por exemplo, a estrutura dos quartos e salas de parto.

Durante a visita as gestantes têm a oportunidade de conhecer a estrutura da maternidade, métodos utilizados durante o trabalho de parto, a sala de parto, a rotina do hospital, bem como a equipe multiprofissional que irá lhe prestar atendimento.

A familiarização com a ambiente da maternidade contribui para deixar à gestante mais tranquila e confiante, facilitando a assistência na hora do parto. O prefeito Beto Preto lembra que a “Visita Guiada” faz parte das medidas, que vêm sendo adotadas durante sua gestão, para melhoria da qualidade do atendimento as gestantes no município.

O 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde reúne 4,4 mil participantes. O número de secretários municipais de saúde presentes é de 1.478.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana