Carregando...

Alerta!

logo Rede de Mulheres Solidárias gera primeiros empreendimentos privados em Apucarana - Notícias - AN Notícias Rede de Mulheres Solidárias gera primeiros empreendimentos privados em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
20/04/2016 09h32

Rede de Mulheres Solidárias gera primeiros empreendimentos privados em ApucaranaProjeto da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família avança nos seus objetivos de proporcionar o empoderamento, geração de renda e autonomia financeira da mulher

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Implantado há 2 anos pela prefeitura, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF), o Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino avança nos seus objetivos de proporcionar o empoderamento, geração de renda e autonomia financeira da mulher. Após um processo de capacitação e organização, integrantes da Rede de Mulheres Solidárias estão abrindo seu comércio.

Depois de um restaurante no Núcleo João Paulo e uma empresa de decoração de eventos nas proximidades do Colégio São José, hoje Apucarana ganhou mais um ponto comercial, fruto da união de três mulheres, Aparecida Pereira da Silva (Cidinha), Sueli Chabudé e Janice Bourguignon, integrantes da Rede de Mulheres Solidárias. Trata-se do “Ateliê Fazendo Arte”, localizado Rua Guarapuava, esquina com a Rua Clotário Portugal, onde irão ministrar aulas de artesanato, bem como vender seus produtos.

“Cada uma de nós tinha muito criatividade na produção de peças artesanais, mas fazia um trabalho individual. Nos conhecemos na Rede de Mulheres Solidárias e a capacitação que ali recebemos contribuiu muito para chegarmos a abrir um negócio próprio. É a realização de sonho e uma vitória na vida de nós três”, afirma Janice Bourguignon.

A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Machado, comemora os frutos do Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino. “Somamos três empreendimentos que já saíram do espaço de comercialização público no Espaço Mulher e estão com seus espaços privados. As mulheres da rede estão se organizando e quando conseguem ter essa auto gestão abrem seu próprio negócio”, enfatiza Denise. 

A Rede de Mulheres Solidárias de Apucarana já conta com 222 mulheres capacitadas. A iniciativa já formou dezenas de empreendimentos solidários nos ramos gastronômicos, artesanatos diversos, confecções, marcenaria, plantas medicinais e ornamentais, beleza e estética, entre outros. Além de participação em eventos municipais, a rede possui duas unidades públicas de comercialização. A Unidade I (Espaço Mulher) fica localizada na Rua Oswaldo Cruz, 432 – Centro, e a Unidade II, no Museu do Café no Distrito do Pirapó.

Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino também já ganha reconhecimento estadual. Recentemente conquistou o 1º lugar do prêmio Ozires Silva do Estado do Paraná, na categria “Empreendedorismo Sustentável”. A iniciativa se viu ainda mais fortalecida a partir da Lei Municipal de Economia Solidária, sancionada no final do ano passado pelo prefeito Beto Preto.

Interessadas em fazer parte da Rede de Mulheres Solidárias devem se dirigir ao Espaço Mulher, na Rua Osvaldo Cruz. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 3122-0457.
 
Fonte: AN Notícias com RTV