Carregando...

Alerta!

logo Remanejamento de postes garante alargamento da “Cristiano Kussmaul” - Notícias - AN Notícias Remanejamento de postes garante alargamento da “Cristiano Kussmaul” - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Outubro de 2019

SAIBA MAIS

Dia da Aviação Brasileira - Dia da Répública - Dia de Chulalongkorn - Dia de São Severino - Dia Mundial da Informação -
14/09/2019 11h33

Remanejamento de postes garante alargamento da “Cristiano Kussmaul”O trabalho, que abrange cerca de dois quilômetros e deve ser concluído em 30 dias, abre caminho para as obras de modernização da via

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), em parceria com Prefeitura de Apucarana, realiza desde o início desta semana o remanejamento de cerca de 60 postes de iluminação pública instalados ao longo da rua Cristiano Kussmaul, em trecho desde a região do Residencial Interlagos até o Contorno Sul.

O trabalho, que abrange aproximadamente dois quilômetros e deve ser concluído em 30 dias, abre caminho para as obras de alargamento, implantação de rede de drenagem com galeria pluvial, meio-fio, pavimentação asfáltica e construção de calçadas no trecho.

Segundo explica o secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno, a prefeitura tem auxiliado na remoção de obstáculos. “Estamos com maquinários e operários à disposição para providenciar corte de árvores e toda limpeza necessária para o remanejamento dos postes dentro do novo projeto para a via. Teoricamente, estamos atuando agora no trecho mais tranquilo, que é o defronte ao Residencial Interlagos. Na descida, que abrange a região do canil municipal até o córrego próximo ao contorno rodoviário, os trabalhos terão maior grau de dificuldade”, observa o secretário, salientando que somente após o remanejamento de todos os postes é que a empreiteira vencedora da licitação será autorizada a dar início aos trabalhos de modernização da rua.

O prefeito Júnior da Femac, que acompanha de perto os serviços, lembra que a “nova Cristiano Kussmaul” é um projeto que a gestão Beto Preto vem buscando viabilizar desde o início do mandato, em 2013. “Infelizmente outras gestões não priorizaram o planejamento para um desenvolvimento ordenado de Apucarana. Hoje estamos trabalhando arduamente para recuperar décadas de atraso. No caso desta importante rua, o primeiro passo que demos assim que assumimos a prefeitura foi a edição de um decreto municipal, tornando de utilidade pública uma faixa de 30 metros da via em todo este trecho – Interlagos/Contorno Sul”, detalha Júnior, que à época respondia pela Secretaria de Obras. “Para a obtenção dos recursos, foram anos de muita luta em Curitiba por parte do ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e agora, através do governo Ratinho Júnior, que tem um olhar de muito carinho por Apucarana, conseguimos a homologação e liberação da verba”, narra Júnior.

Os trabalhos, que serão de responsabilidade da Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, de Apucarana, vencedora da licitação, vão absorver investimento na ordem de R$3.063.544,14, via Banco Fomento Paraná. “A “nova” rua terá 2,3 quilômetros de pista de rolamento com 10 metros de largura, sistema de drenagem (galerias pluviais), meio-fio e calçadas. Uma obra que, juntamente com a remodelação da rua Nova Ukrânia, no Jardim Esperança, vai facilitar o acesso de diversos bairros ao Contorno Sul, contribuindo para a expansão e desenvolvimento da atividade imobiliária e industrial”, assinala o prefeito.

A via – Até o início da década de 90, a Rua Cristiano Kussmaul era uma via rural de ligação da cidade com o Contorno Sul, Parque Industrial Sul e acesso à estrada do Rio Bom. A partir da criação do Residencial Interlagos, ela ganhou importância no contexto urbano e surgiu a necessidade de adequação à crescente demanda de tráfego na região. O projeto de modernização prevê futuramente a construção de uma outra faixa de tráfego, passando a ser uma avenida duplicada. Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, esta segunda faixa será de responsabilidade das loteadoras. Com relação à iluminação pública, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Lafayete Luz, comunica que após a conclusão do remanejamento dos postes a administração municipal já planeja a execução um sistema de iluminação mais eficiente para a rua Cristiano Kussmaul.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens